Mundo

Trump chega a Helsinque para cúpula com Putin

Trump e Putin devem debater os conflitos na Síria e na Ucrânia, controle de armas e suposta ingerência russa nas eleições de 2016

Presidente Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, chegam a Helsinque, na Finlândia, para o encontro com o presidente da Rússia Vladimir Putin (Chris McGrath/Getty Images)

Presidente Donald Trump e sua esposa, Melania Trump, chegam a Helsinque, na Finlândia, para o encontro com o presidente da Rússia Vladimir Putin (Chris McGrath/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 15 de julho de 2018 às 16h33.

Helsinque - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou neste domingo em Helsinque, na Finlândia, onde amanhã terá sua primeira cúpula formal com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O avião que levou Trump pousou no aeroporto da capital finlandesa às 21h (horário local; 15h de Brasília) procedente do Reino Unido, onde ele se reuniu com a rainha Elizabeth II e fez uma rápida viagem particular à Escócia, onde possui um resort com campo de golfe.

Na cúpula de segunda-feira, espera-se que Trump e Putin debatam os conflitos na Síria e na Ucrânia, o controle de armas e a suposta ingerência russa nas eleições americanas de 2016, um tema sobre o qual o presidente americano mostrou-se cético.

Trump não quis definir objetivos claros para a cúpula, e a apresentou mais como uma oportunidade para conhecer melhor Putin e determinar se é possível um avanço nas deterioradas relações bilaterais.

"Vou com poucas expectativas. Não vou com expectativas altas", frisou Trump em entrevista à rede de televisão americana "CBS News".

Em uma série de tweets antes de chegar em Helsinque, Trump se queixou do que percebe como uma falta de apoio em seu país à cúpula, e disse que mesmo se Putin lhe entregasse a cidade de Moscou, ele seria criticado por não "ter conseguido também São Petersburgo".

Trump e Putin se reunirão a sós no começo da cúpula, com a única companhia de seus intérpretes, e o encontro será concluído com uma declaração conjunta e uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial de Helsinque.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVladimir Putin

Mais de Mundo

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população

Principal alvo das tarifas sobre metais é a China, diz ex-assessora de comércio da Casa Branca