Mundo

Trump cede a pressão e concorda com investigação de Kavanaugh

Trump tem acompanhado o caso discretamente, embora tenha resistido fortemente em pedir ao FBI uma investigação

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro na Casa Branca (Joshua Roberts/Reuters)

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante encontro na Casa Branca (Joshua Roberts/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 10h25.

Washington - Em uma inesperada virada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cedeu as exigências dos Democratas por uma investigação mais profunda do FBI sobre o indicado à Suprema Corte, Brett Kavanaugh. "Começou, na noite de hoje, nossa 7ª investigação do FBI sobre o juiz Brett Kavanaugh. Ele será reconhecido um dia como um grande juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

A decisão veio após o senador republicano Jeff Flake (Arizona) não se comprometer em votar pela confirmação da indicação do juiz sem uma investigação e pedir o adiamento da votação no plenário em uma semana - uma inesperada virada que coloca em dúvida a recém aprovação obtida por Kavanaugh no Senado em meio as acusações de abuso sexual.

A nomeação de Kavanaugh parecia seguir nos trilhos ao longo da sexta-feira quando o juiz obteve a aprovação do Comitê Judiciário do Senado. Mas esse avanço veio acompanhado de um 'porém'. Em seu voto o senador Flake indicou que somente seguiria adiante - levando a indicação para aprovação no plenário do Senado - após uma investigação mais aprofundada. Aliado a isso, há sinais de que outros republicanos moderados poderiam se juntar ao senador.

Com os últimos acontecimentos os senadores, a Casa Branca e a milhões de norte-americanos que acompanham o caso mal tiveram a chance de recuperar o fôlego após a emocionante audiência de quinta-feira no Senado. Na ocasião, um irado Kavanaugh se defendeu das acusações, enquanto a vítima Christine Blasey Ford insistiu que o juiz a agrediu sexualmente quando eles eram adolescentes.

Com o posicionamento de Flake os líderes dos republicanos não tiveram outra saída a não ser suspender por enquanto o processo para confirmação do nome de Kavanaugh, que eles esperam retomar em breve.

Trump tem acompanhado o caso discretamente, embora tenha resistido fortemente em pedir ao FBI uma investigação sobre as acusações contra Kavanaugh, que já envolvem três mulheres. Um dia antes, Trump definiu o processo no Senado como "uma total farsa", acusando os Democratas de conspiração e obstrução e declarou no Twitter, "O Senado precisa votar!".

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Tarifas dos EUA levantam dúvidas sobre futuro industrial do Vietnã

União Europeia busca alianças para enfrentar novas tarifas de Trump

Terremoto de magnitude 6,7 atinge região leste da Indonésia nesta segunda-feira

União Europeia prorroga suspensão de tarifas de represália contra EUA