Mundo

Trump buscou contato com a Venezuela no início do mandato, diz Maduro

Venezuela e EUA cortaram os laços diplomáticos após o governo Trump reconhecer Juan Guaidó como o líder legitimo do país sul-americano

Maduro: presidente afirmou que Trump buscou contato com autoridades da Venezuela no início de seu mandato (Manaure Quintero/Reuters)

Maduro: presidente afirmou que Trump buscou contato com autoridades da Venezuela no início de seu mandato (Manaure Quintero/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de dezembro de 2020 às 17h15.

Última atualização em 8 de dezembro de 2020 às 17h46.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou contato com autoridades da Venezuela no início de seu mandato, disse o presidente Nicolás Maduro nesta terça-feira, acrescentando que espera estabelecer um diálogo com o futuro governo do presidente eleito americano, Joe Biden.

A Venezuela e os Estados Unidos cortaram os laços diplomáticos no ano passado depois que o governo Trump, assim como dezenas de outros países, reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como o líder legitimo do país sul-americano, argumentando que Maduro fraudou sua reeleição de 2018.

Maduro classifica Guaidó como uma marionete dos Estados Unidos que tenta derrubá-lo para controlar os vastos recursos petrolíferos do país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

"Esperamos que, assim que o novo governo de Joe Biden esteja empossado, que eles tenham tempo para pensar, e esperamos que eles criem a possibilidade de diálogo entre a Venezuela e os Estados Unidos", disse Maduro aos repórteres em uma coletiva de imprensa no palácio presidencial da capital Caracas.

Maduro disse que, no começo de 2017, Delcy Rodríguez — atual vice-presidente venezuelana que na época servia como ministra das Relações Exteriores — foi convidada à posse de Trump, mas que não compareceu porque "não era conveniente".

Ele acrescentou que, mais tarde, um intermediário de Trump o convidou para uma reunião com o presidente americano na Assembleia Geral das Nações Unidas no final de 2018. Maduro disse que estava aberto para o encontro, mas que o "establishment" americano o impediu.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleiçõesEstados Unidos (EUA)Nicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha