Mundo

Trump bate recorde em pesquisa eleitoral em nível nacional

De acordo com a pesquisa, 41% dos eleitores republicanos em nível nacional respalda a candidatura do magnata à presidência


	Donald Trump: pesquisa mostra que o multimilionário lidera também as enquetes entre os brancos que professam a religião evangélica
 (Jonathan Drake / Reuters)

Donald Trump: pesquisa mostra que o multimilionário lidera também as enquetes entre os brancos que professam a religião evangélica (Jonathan Drake / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 15h05.

Washington - O multimilionário Donald Trump alcançou um novo recorde de intenções de voto para obter a indicação republicana à Casa Branca, ao obter o apoio de quatro de cada dez eleitores conservadores, segundo uma nova pesquisa da emissora "CNN" divulgada nesta terça-feira.

De acordo com a pesquisa, 41% dos eleitores republicanos em nível nacional respalda a candidatura do magnata à presidência, mais que o dobro que seu concorrente mais próximo, o senador pelo Texas, Ted Cruz, que obteve 19% de apoio.

Nenhum outro candidato republicano para as primárias, que darão seu tiro de largada na próxima semana no estado de Iowa, alcançou dois dígitos na enquete.

O senador pela Flórida, Marco Rubio, chegou a 8%, enquanto o neurocirurgião Ben Carson alcançou 6% e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, 5%. Os demais pré-candidatos ficaram abaixo desse número.

A pesquisa anterior realizada pela "CNN" dava a Trump 39% de apoio, contra 18% para Cruz e 10% para Rubio, o que indica certa estabilidade na corrida republicana.

A pesquisa mostra, além disso, que o multimilionário lidera também as enquetes tanto entre homens como entre mulheres, assim como entre os mais jovens e os de maior idade, além de entre os brancos que professam a religião evangélica.

Embora também esteja à frente dos adversários, o multimilionário fraqueja entre os graduados universitários, que lhe dão 26% de apoio frente a 20% de Cruz; e entre os simpatizantes do Tea Party, a ala mais conservadora do partido, onde obtém 37% frente a 34% para o senador pelo Texas.

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 21 e 24 de janeiro com uma amostra aleatória nacional de 1.002 adultos e tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado