Mundo

Trump atribui grande "vitória" nas eleições legislativas à sua influência

O presidente americano afirmou que houve uma grande vitória nas eleições legislativas, apesar da "pressão desagradável e hostil" da imprensa

Eleições: Trump fará uma coletiva nesta quarta-feira para comentar o resultado parcial das eleições legislativas (Luke Sharrett/Getty Images)

Eleições: Trump fará uma coletiva nesta quarta-feira para comentar o resultado parcial das eleições legislativas (Luke Sharrett/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 12h16.

Washington -  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atribuiu nesta quarta-feira à sua influência a "grande vitória" nas eleições legislativas de ontem, quando o Partido Republicano manteve a maioria no Senado, mas perdeu na Câmara de Representantes do país.

"Aqueles que trabalharam comigo nesta incrível eleição de meio mandato, abraçando certas políticas e princípios, fizeram muito bem. Os que não fizeram, que digam tchau!", afirmou em uma série de mensagens publicadas no Twitter.

"Ontem foi uma Grande Vitoria e sob toda a pressão desagradável e hostil dos veículos de imprensa", acrescentou.

Em outra mensagem, o líder reiterou os ataques a imprensa, à qual chamou de maneira reiterada de "inimigo do povo".

"A esses especialistas e comentaristas que não nos dão o crédito merecido nesta grande Eleição de Meio Mandato, lembrem duas palavras - Fake News!", recalcou.

Trump oferecerá uma coletiva de imprensa formal desde a Casa Branca às 11h30 local (14h30, em Brasília) para comentar os resultados das eleições legislativas.

Os democratas já ganharam oficialmente as 218 cadeiras suficientes para conseguir a maioria na Câmera de Representantes, enquanto os republicanos continuam com o controle do Senado com pelo menos 51 cadeiras.

Na primeira reação aos resultados, durante a madrugada, Trump já havia avaliado positivamente os resultados.

"Um tremendo êxito esta noite. Obrigado a todos!", escreveu o líder em um breve tweet.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)JornaisPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido