Mundo

Trump: Ataque do Irã a qualquer coisa americana será respondido com força

Trump chamou as declarações feitas pelo presidente do Irã, Hassan Rouhani, de "muito ignorantes" e "insultuosas"

Trump: o presidente americano instalou novas sanções ao Irã nesta segunda (24) (Erin Scott/Reuters)

Trump: o presidente americano instalou novas sanções ao Irã nesta segunda (24) (Erin Scott/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de junho de 2019 às 12h33.

Última atualização em 25 de junho de 2019 às 12h45.

São Paulo — Em uma escalada nas tensões geopolíticas entre Washington e Teerã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças ao Irã nesta terça-feira e classificou declarações recentes feitas por autoridades do país persa como "muito ignorantes" e "insultuosas". De acordo com o líder americano, qualquer ataque cometido por Teerã a "qualquer coisa americana" será respondido com "grande e esmagadora força".

"A declaração muito ignorante e insultante do Irã, divulgada hoje, só mostra que eles não entendem a realidade. Qualquer ataque do Irã a qualquer coisa norte-americana será confrontado com uma força grande e esmagadora. Em algumas áreas, esmagadora significará obliteração", disse Trump no Twitter.

As tensões entre os dois países se acirraram nos últimos dias, depois que, na quinta-feira passada, o Irã derrubou um drone americano no Oriente Médio. Como resposta, nesta segunda-feira, Trump impôs novas sanções ao Irã, que foram classificadas pelo presidente iraniano, Hassan Rouhani, como "ultrajantes" e "idiotas". O líder do país persa também comentou que a Casa Branca está "afligida pelo atraso mental".

Após os comentários de Rouhani, "a liderança do Irã não entende as palavras 'bom' ou 'compaixão'. O que entendem é força e poder, e os EUA são, de longe, a força militar mais poderosa do mundo, com US$ 1,5 trilhão nos últimos dois anos". O presidente americano disse, ainda, que a declaração "muito ignorante e insultuosa do Irã, publicada hoje, mostra apenas que eles não compreendem a realidade" e ameaçou o país persa ao afirmar que "qualquer ataque do Irã a qualquer coisa americana será recebido com grande e esmagadora força. Em algumas áreas, esmagadora significará obliteração".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Hassan RohaniIrã - País

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'