Mundo

Trump ameaça responder com 'força total' ao Irã se os EUA forem atacados: 'Níveis nunca vistos'

Irã vem respondendo ataque de Israel com o lançamento de uma série de mísseis

Publicado em 15 de junho de 2025 às 08h09.

Última atualização em 15 de junho de 2025 às 08h17.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma ameaça ao Irã neste domingo, 15, afirmando que os Estados Unidos responderiam com a "força total" de suas forças armadas caso o país fosse atacado. Trump afirmou ainda que Washington "não tem nada a ver" com os recentes ataques de Israel às instalações nucleares do Irã, iniciados na sexta-feira, 12.

Em mensagem publicada em seu perfil no TruthSocial, Trump disse: "Se formos atacados de qualquer forma pelo Irã, toda a força e poder das Forças Armadas dos Estados Unidos cairão sobre vocês em níveis nunca antes vistos". Ele sugeriu que um acordo entre Irã e Israel seria fácil de ser alcançado, se quisessem, para "encerrar este conflito".

A operação de Israel no Irã, lançada na sexta-feira, atingiu instalações nucleares e militares iranianas, resultando em mortes, incluindo comandantes militares e cientistas nucleares. O governo iraniano afirma que os ataques visam sabotagem e que o país está agindo apenas em legítima defesa. Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu que os ataques de Israel seriam "apenas um prelúdio para uma resposta mais forte caso o Irã não cesse suas atividades nucleares".

O acordo nuclear e a retirada dos EUA

A escalada das tensões ocorre em um cenário de desintegração do acordo nuclear de 2015 com o Irã, o Plano de Ação Conjunto e Completo (JCPOA), do qual os EUA se retiraram em 2018. Sob o governo de Donald Trump, os Estados Unidos restabeleceram sanções contra o Irã, o que desencadeou uma série de respostas do regime iraniano, incluindo o aumento do enriquecimento de urânio.

Em 2024, o Irã alcançou o nível de 60% de enriquecimento de urânio, o que está muito próximo do nível necessário para fabricar uma arma nuclear, gerando preocupação internacional. A resposta de Trump a essa escalada tem sido ainda mais enfática, incluindo sanções econômicas e ameaças militares. Por outro lado, Israel também intensificou sua postura de confrontação, visando impedir que o Irã se torne uma potência nuclear.

*Com AFP 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpIrãIsraelOriente Médio

Mais de Mundo

Secretário do Tesouro dos EUA considera 'possível' acordo com China antes de novembro

Trump elogia rei Charles III antes de viagem ao Reino Unido para visita de Estado

Netanyahu anuncia abertura de 'rotas adicionais' para que civis abandonem a Cidade de Gaza

Trump inicia segunda visita ao Reino Unido com foco em comércio e conflitos internacionais