Mundo

Trump ameaça cortar programas de ajuda pública se paralisação do governo continuar

Paralisação do governo já levou à demissão de centenas de funcionários federais, por ordem da Casa Branca

Donald Trump: presidente dos EUA ameaça cortar programas de ajuda pública como resposta à paralisação do governo (Steven Hirsch - Pool/Getty Images)

Donald Trump: presidente dos EUA ameaça cortar programas de ajuda pública como resposta à paralisação do governo (Steven Hirsch - Pool/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 07h35.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou acabar com alguns programas de ajudas públicas se a paralisação do governo, que entrou nesta terça-feira em seu 14º dia, se prolongar por mais uma semana por falta de um acordo orçamentário.

Em declarações a repórteres na Casa Branca, Trump disse que está pronto para apresentar na sexta-feira uma lista de programas governamentais que são apoiados pela oposição, do Partido Democrata, e encerrá-los.

Ameaça de cortes nos programas governamentais

Trump não especificou a que tipo de subsídios ou programas se referia, mas disse que se tratam de projetos "escandalosos e semicomunistas".

"Nunca mais vão voltar", frisou.

As negociações no Senado continuam estagnadas, em parte, porque os democratas insistem em querer negociar maiores benefícios de saúde pública, enquanto a bancada do Partido Republicano insiste em aprovar o projeto como está, sem alterações.

Impactos da paralisação do governo

A paralisação do governo já levou à demissão de centenas de funcionários federais, por ordem da Casa Branca, e provocou atrasos no tráfego aéreo e na fronteira com o México.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Banco Fonplata valoriza resultado da COP30, mas pede apoio direto às cidades

Rússia diz que só acaba com guerra se Kiev abandonar territórios disputados

Após ataque em Washington, Trump suspende pedidos de imigração de afegãos

Incêndio em Hong Kong deixa 65 mortos e 279 desaparecidos