Mundo

Trump afirma que seria "estúpido" rejeitar o polêmico avião presenteado pelo Catar

Trump também afirmou que está "decepcionado" com a Boeing porque a empresa está demorando muito para construir um novo Força Aérea Um para substituir o atual

Boeing 747-800: o avião é tão luxuoso que é conhecido como "palácio voador", e Trump o viu quando esteve estacionado no Aeroporto Internacional de West Palm Beach (Roberto Schmidt/AFP)

Boeing 747-800: o avião é tão luxuoso que é conhecido como "palácio voador", e Trump o viu quando esteve estacionado no Aeroporto Internacional de West Palm Beach (Roberto Schmidt/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de maio de 2025 às 12h54.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira que seria "estúpido" rejeitar o Boeing 747-800 que a família real do Catar está planejando dar a ele para que seja usado como o Força Aérea Um, o avião presidencial americano.

"Eu poderia ser estúpido e dizer: 'Não, não queremos um avião gratuito e muito caro.' Mas achei que foi um grande gesto", disse o presidente republicano durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

Trump também afirmou que está "decepcionado" com a Boeing porque a empresa está demorando muito para construir um novo Força Aérea Um para substituir o atual, que o magnata considera ultrapassado.

Nesse sentido, afirmou que os catarianos estão cientes desses atrasos e foram muito "gentis" com sua oferta.

Questionado sobre o que fará com o avião catariano quando seu mandato terminar, Trump afirmou que o colocará em sua biblioteca presidencial, o espaço memorial que ex-presidentes constroem quando deixam a Casa Branca.

Trump também disse a uma repórter da emissora “ABC News” que ela deveria se sentir "envergonhada" por perguntar a ele sobre as considerações éticas que surgem ao aceitar receber gratuitamente um jato de luxo do Catar.

Trump no Oriente Médio

O presente do Catar a Trump deve ser anunciado esta semana, durante a viagem do presidente dos EUA ao Oriente Médio.

Segundo a imprensa americana, o avião é tão luxuoso que é conhecido como "palácio voador", e Trump o viu quando esteve estacionado no Aeroporto Internacional de West Palm Beach, na Flórida, em fevereiro.

Os consultores jurídicos da Casa Branca e do Departamento de Justiça concluíram que é legal que o Pentágono aceite a aeronave.

O preço de um novo Boeing 747-800 gira em torno de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,27 bilhões), e a aeronave que Trump receberia tem quase uma década de uso, de acordo com o jornal “The New York Times”. EFE

Acompanhe tudo sobre:CatarBoeingDonald Trump

Mais de Mundo

Setor de entrega atrai gigantes chinesas ao Brasil com investimentos bilionários

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump