Agência de Notícias
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 17h03.
Última atualização em 18 de setembro de 2025 às 17h14.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão tentando recuperar o controle da base aérea de Bagram, no Afeganistão, enfatizando seu interesse estratégico.
"Nós a demos a eles de graça. A propósito, estamos tentando recuperá-la. Estamos tentando recuperá-la porque eles precisam de coisas de nós. Uma das razões pelas quais a queremos de volta é que ela fica a 1 hora de distância de onde a China fabrica suas armas nucleares", explicou o mandatário em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
O Talibã tem o controle desse aeródromo desde a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, em 2021.
A base aérea, que as forças dos EUA entregaram às Forças Armadas afegãs naquela época, foi fundamental para a estratégia militar de Washington durante duas décadas de conflito como foco de ataques aéreos contra o Talibã.
A mudança de mãos no controle da base ocorreu em um momento muito crítico para o Afeganistão, devido à retirada das tropas internacionais e à escalada dos ataques do Talibã. O local já foi a maior base de forças estrangeiras no país.