O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 26, que as tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá entrarão em vigor em 2 de abril, a menos que os dois países demonstrem avanços no controle da fronteira até 4 de março.
Questionado sobre a implementação dessas tarifas, Trump confirmou a decisão durante a primeira reunião de gabinete de seu mandato: “No dia 2 de abril”. Uma jornalista perguntou: “Para México e Canadá?”. Ele respondeu: “Correto. E para tudo”.
Condições para suspensão das tarifas
O secretário de Comércio, Howard Lutnick, explicou que há uma “pausa” até 4 de março para a aplicação das tarifas ao México e ao Canadá, devido ao tráfico de fentanil e à imigração na fronteira. Segundo ele, caso esses países demonstrem um esforço significativo, a suspensão pode ser prorrogada.
“A grande decisão será tomada em 2 de abril, mas, no caso do fentanil, eles estão trabalhando duro na fronteira. Ao final desses 30 dias, precisarão convencer o presidente de que fizeram o suficiente. Se conseguirem, a suspensão poderá continuar”, afirmou Lutnick.
Trump reforça a aplicação das tarifas
Apesar da possibilidade de suspensão, Trump destacou que sua intenção não é cancelar a medida e justificou o adiamento de um dia na sua implementação. “A data original era 1º de abril, mas, como é o Dia da Mentira nos EUA, adiei para o dia seguinte porque sou um pouco supersticioso”, explicou.
Ele reforçou que as tarifas continuarão sendo aplicadas, ainda que não integralmente. “Nos prejudicaram como país por um longo tempo. Impuseram tarifas sobre nós, e nós não fizemos o mesmo”, declarou.
Inicialmente, as tarifas estavam programadas para 4 de março, mas foram adiadas por um mês depois que México e Canadá concordaram em reforçar a fiscalização na fronteira para conter o fluxo migratório e o tráfico de fentanil.
-
1/7
Howard Lutnick foi CEO a Cantor Fitzgerald, uma empresa de serviços financeiros especializada em títulos do governo. Ele assumiu o Departamento de Comércio
(Howard Lutnick foi CEO a Cantor Fitzgerald, uma empresa de serviços financeiros especializada em títulos do governo. Ele assumiu o Departamento de Comércio)
-
2/7
Jamieson Greer será o representante comercial, responsável por enfrentar outros países em questões comerciais
(Jamieson Greer será o representante comercial, responsável por enfrentar outros países em questões comerciais)
-
3/7
Kevin Hassett foi chefe do Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump. Será diretor do Conselho Econômico Nacional
(Kevin Hassett foi chefe do Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump. Será diretor do Conselho Econômico Nacional)
-
4/7
Michael Faulkender será secretário-adjunto do Tesouro. Esteve no primeiro mandato de Trump como secretário-assistente de política econômica
(Michael Faulkender será secretário-adjunto do Tesouro. Esteve no primeiro mandato de Trump como secretário-assistente de política econômica)
-
5/7
O investidor e gestor de fundos de hedge dos EUA Scott Bessent testemunha perante o Comitê de Finanças do Senado sobre sua nomeação para Secretário do Tesouro, no Capitólio em Washington, DC, em 16 de janeiro de 2025
(O investidor e gestor de fundos de hedge dos EUA Scott Bessent testemunha perante o Comitê de Finanças do Senado sobre sua nomeação para Secretário do Tesouro, no Capitólio em Washington, DC, em 16 de janeiro de 2025)
-
6/7
Peter Navarro será conselheiro sênior para comércio e indústria.
Economista formado por Harvard, ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado após se recusar a cooperar com uma investigação do Congresso sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021
(Peter Navarro será conselheiro sênior para comércio e indústria. Economista formado por Harvard, ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado após se recusar a cooperar com uma investigação do Congresso sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021)
-
7/7
Após atuar como diretor do Orçamento da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump, Russell Vought estará no Escritório de Gestão e Orçamento
(Após atuar como diretor do Orçamento da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump, Russell Vought estará no Escritório de Gestão e Orçamento)
Impacto no setor automobilístico
As tarifas que já estavam previstas para 2 de abril incluem sobretaxas ao setor automobilístico. O plano foi anunciado em 14 de fevereiro, um dia após Trump assinar um memorando determinando a aplicação de "tarifas recíprocas" contra países que impõem tributos sobre produtos norte-americanos. O objetivo da medida é equilibrar as tarifas aplicadas às exportações dos EUA.