Mundo

Trump acusa FDA de atrasar testes com vacina e remédio contra covid-19

"Eles estão torcendo para atrasar as respostas até depois de 3 de novembro. O foco tem que ser velocidade, salvar vidas", escreveu, se referindo à eleição

Trump: a demora tem a ver com a corrida eleitoral (Chip Somodevilla/Getty Images)

Trump: a demora tem a ver com a corrida eleitoral (Chip Somodevilla/Getty Images)

NF

Natália Flach

Publicado em 22 de agosto de 2020 às 17h00.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o que chamou de "estado profundo ou quem quer que seja" de se sobrepor à agência reguladora de vigilância sanitária (FDA, na sigla em inglês) e dificultar que indústrias farmacêuticas tenham acesso a voluntários para testar vacinas e remédios contra o novo coronavírus. A mensagem no Twitter, no entanto, não fornece qualquer evidência para a acusação.

"Obviamente, eles estão torcendo para atrasar as respostas até depois do dia 3 de novembro. O foco tem que ser velocidade, em salvar vidas", escreveu o presidente.

A data não é aleatória. Para Trump, a demora tem a ver com a corrida eleitoral. É que os americanos vão às urnas em novembro para decidir se o republicano deve ser reeleito ou se deverá passar a faixa presidencial a Joe Biden, que concorre pelos Democratas.

O comentário foi feito depois que a Reuters divulgou com exclusividade na quinta-feira que um alto funcionário do FDA disse que renunciaria se a administração de Trump aprovasse uma vacina antes que ela se mostrasse segura e eficaz. Inclusive, Trump marcou o comissário da FDA Stephen Hahn no tweet escrito neste sábado.

De acordo com a Reuters, a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que era uma "declaração perigosa" e que o presidente estava "indo além do limite" por acusar a FDA de fazer política. A Reuters tentou contato com o FDA, mas não teve resposta.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDonald TrumpEleições americanasvacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11