Mundo

Trump crê que "Brexit" é melhor solução para Reino Unido

Trump, que garantiu conhecer bem o país por ter vários investimentos ali, reiterou que é responsabilidade dos britânicos "tomar sua própria decisão"


	Reino Unido na UE: "Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal", disse Trump
 (Toby Melville / Reuters)

Reino Unido na UE: "Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal", disse Trump (Toby Melville / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2016 às 12h59.

Washington - O pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira considerar que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecida como "Brexit", é a melhor solução para os interesses britânicos.

"Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal, não estou recomendando. É o que eu penso", afirmou o candidato presidencial em uma entrevista à emissora "Fox News".

Trump, que garantiu conhecer bem o país por ter vários investimentos ali, reiterou que é responsabilidade dos britânicos "tomar sua própria decisão" sobre o futuro de seu vínculo com a União Europeia.

O magnata dos cassinos e hotéis disse que a rejeição à UE se deve a fatores como a imigração, "algo que foi horrível", e pela qual responsabilizou em parte as autoridades comunitárias.

Os promotores do não à UE baseiam alguns de seus argumentos na maneira como os países-membros manejaram o controle fronteiriço, o que, na opinião do magnata novaiorquino, permitiu a chegada de uma onda de imigrantes ao Reino Unido que buscavam se beneficiar de seu estado do bem-estar.

A saída da União Europeia é um tema que divide o Partido Conservador britânico de um modo que se assemelha ao cisma que o partido Republicano dos EUA vive entre o setor tradicional e os políticos populistas, como Trump.

O "establishment" conservador britânico, com o primeiro-ministro David Cameron à frente, defende a permanência na UE com mudanças na relação entre a ilha e o bloco, enquanto políticos como o prefeito de Londres, Boris Johnson, apelidado pela imprensa de "Trump britânico", defendem o "Brexit".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista