Mundo

Trum oficializado?; Escócia na UE?…

Na semana – O mundo continua atento para o desenrolar dos acontecimentos em Alepo, na Síria, à medida que as forças do governo do presidente Bashar al-Assad intensificam a ofensiva para retomar a cidade. A ONU pressiona por um cessar-fogo completo para que civis possam ser retirados do local — cerca de 50.000 estavam aprisionados […]

REFUGIADOS: a ONU pressiona por um cessar-fogo na Síria para que civis possam ser, enfim, retirados da zona de conflito / Spencer Platt / Staff

REFUGIADOS: a ONU pressiona por um cessar-fogo na Síria para que civis possam ser, enfim, retirados da zona de conflito / Spencer Platt / Staff

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 04h34.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h39.

Na semana

– O mundo continua atento para o desenrolar dos acontecimentos em Alepo, na Síria, à medida que as forças do governo do presidente Bashar al-Assad intensificam a ofensiva para retomar a cidade. A ONU pressiona por um cessar-fogo completo para que civis possam ser retirados do local — cerca de 50.000 estavam aprisionados na região, e alguns milhares estão em processo de retirada.

– A chanceler alemã Angela Merkel vai enviar um assessor de primeira linha para Nova York para conversar com o secretário de Segurança Nacional escolhido pelo presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, Michael Flynn. A expectativa é que Merkel envie o diplomata Christoph Heusgen, conselheiro de segurança nacional e política externa. A política de recepção de refugiados da Alemanha foi criticada por Trump ao longo de sua campanha.

Segunda-feira 19

– O Colégio Eleitoral americano se reúne para oficializar o resultado da eleição presidencial que deu a vitória ao republicano Donald Trump. A reunião acontece em meio à confirmação de que o governo russo agiu diretamente para interferir no pleito a favor de Trump ao vazar dados do Partido Democrata.

– O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, se reúne com membros do Conselho Otan-Rússia para a segurança europeia, sobretudo o conflito na Ucrânia. O conselho foi criado em 2002 e é o único canal de comunicação restante desde que a Otan cortou relações diplomáticas com a Rússia após a anexação da Crimeia em 2014.

– Autoridades francesas dão o veredicto final no julgamento da diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, acusada de negligência em processos quando ainda era ministra da Fazenda da França.

Terça-feira 20

– O Banco Mundial vai liberar um segundo empréstimo de 1 bilhão de dólares para o Egito. O pacote de financiamento faz parte de um projeto de desenvolvimento inclusivo. A primeira parcela foi liberada em setembro deste ano e deve somar 8 bilhões de dólares até 2019.

– O primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon, vai divulgar um conjunto de propostas para manter o país no mercado único da União Europeia, mesmo após a conclusão do processo de saída do Reino Unido — do qual a Escócia faz parte. A maioria dos escoceses votou contra o Brexit.

– O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, visita o Vietnã, a convite do premiê vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, na busca por reforçar uma política de “boa vizinhança”. A união entre os países da região se torna cada vez mais importante diante das disputas contra os chineses no Mar do Sul da China.

Quarta-feira 21

– O primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vucic visita a Rússia. Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, foi recebido por Vucic em Belgrado. Os dois países negociam uma possível doação de armas russas à Sérvia, e preocupam o Ocidente em relação à segurança de aliados na região, como a Croácia.

– Cinemas norte-americanos estreiam três longas aguardados pelo público: “Assassin’s Creed”, da Fox, “Passengers”, da Sony/Columbia, e “Sing”, da Universal. A semana de feriado do Natal costuma ser um dos períodos de maior arrecadação da indústria cinematográfica.

Quinta-feira 22

– O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza sua tradicional conferência de imprensa de fim de ano em Moscou. No ano passado, o encontro com os jornalistas durou três horas.

– O instituto de estatísticas do Canadá publica proposta do Banco Central com suas três novas medidas de inflação, uma vez que a medida corrente, chamada de CPIX, se deteriorou e será retirada dos relatórios. Os cálculos vão ser refeitos a partir de janeiro de 1990. A motivação para a mudança é garantir a precisão dos cálculos e manter o índice numa margem que varia de 1% a 3%.

– O governo do Japão aprova o orçamento para 2017.

Sexta-feira 23

– Algumas bolsas do mundo começam a fechar mais cedo, como a bolsa de títulos dos Estados Unidos, às 17h (no horário de Brasília) e a Bolsa de Valores de Londres, que encerra as atividades às 11h30.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada