Trudeau: "Eu vou trabalhar de maneira construtiva com o presidente americano, independentemente de quem seja, através dos anos" (Enrique de la Osa/Reuters)
EFE
Publicado em 17 de novembro de 2016 às 21h38.
Buenos Aires - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou nesta quinta-feira em Buenos Aires que a relação entre os Estados Unidos e o Canadá "vai além de um presidente, de um primeiro-ministro, e de como eles cooperam".
Estas declarações foram feitas durante uma entrevista coletiva ao lado do presidente da Argentina, Mauricio Macri, na Casa Rosada como parte de sua primeira viagem oficial como primeiro-ministro a um país sul-americano.
"Eu vou trabalhar de maneira construtiva com o presidente americano, independentemente de quem seja, através dos anos", acrescentou Trudeau, convencido de que os canadenses querem que ele defenda seus "interesses e valores", e assegurou que é o que pensa em "fazer".
O líder canadense explicou que a economia de seu país está conectada "de maneira profunda, entrelaçada" com a economia americana e baseada em "vínculos e conexões" que vão "muito além das personalidades, ideologias e das perspectivas de seus líderes e das duas pessoas que estão governando em cada momento".
A recente eleição do magnata Donald Trump como presidente dos Estados Unidos também foi motivo de comentário para Mauricio Macri, que respondeu que, apesar de ambos estarem "há muitos anos sem relações", já "recomeçaram" os diálogos para fomentar o contato.
Nesse sentido, Macri se referiu à conversa telefônica que manteve com Trump no início desta semana e insistiu sobre a "vocação de continuar promovendo a relação entre os dois países".
Este encontro com a imprensa foi organizado após uma reunião bilateral na qual Trudeau e Macri fecharam acordo para estabelecer futuras relações comerciais baseadas em setores como mineração, agropecuária, infraestrutura e energia, entre outros.