Mundo

Tropas iraquianas libertam dois bairros de Mosul

Segundo comandante, aviões de guerra do Iraque e da coalizão destruíram várias máquinas do grupo radical

Mosul: o EI está oferecendo grande resistência em Mosul, sua "capital" no Iraque (Azad Lashkari/Reuters)

Mosul: o EI está oferecendo grande resistência em Mosul, sua "capital" no Iraque (Azad Lashkari/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 13h29.

Erbil - As tropas iraquianas tomaram o controle de mais dois bairros de Mosul, no norte do país, e mataram 125 terroristas do grupo Estado Islâmico (EI) nesta terça-feira em uma ofensiva para libertar a província de Ninawa dos jihadistas.

As forças antiterroristas entraram no bairro de Al Sukar, na zona leste de Mosul, onde mataram mais de 25 extremistas, afirmou o comandante das Operações Conjuntas de Ninawa, o general Abdel Amir Rashid Yarala, em comunicado.

Elas também destruíram um lança-morteiros e um carro-bomba do EI, em uma operação que contou com o apoio aéreo da coalizão internacional.

Yarala explicou que a Polícia Federal e a Brigada IX do Exército dominaram totalmente os bairros no eixo sudeste e avançaram para libertar o bairro Somar, também na metade leste da cidade.

Os militares conseguiram ainda entrar nos bairros de Al Saherun e Yarmya, onde mataram 68 terroristas e destruíram munição e equipamento de combate de vários tipos.

O comandante esclareceu que aviões de guerra do Iraque e da coalizão destruíram nesta madrugada várias máquinas do grupo radical.

A Aeronáutica do Iraque realizou voos em Al Rashidiya e Al Sharijan, na parte leste de Mosul, onde matou mais de 33 terroristas, entre eles especialistas de explosivos estrangeiros.

As tropas iraquianas, apoiadas pelas curdas "peshmergas" e milícias xiitas, assim como pela aviação e assessores militares da coalizão internacional antiterrorista, tentam expulsar o EI das áreas que ocupou em junho de 2014 no norte do Iraque. O EI está oferecendo grande resistência em Mosul, sua "capital" no Iraque, onde proclamou um califado islâmico.

Nos últimos dias, as forças iraquianas conseguiram avançar até o Rio Tigre, que divide a cidade, embora ainda não tenham conseguido expulsar o EI de todos os bairros do leste de Mosul.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoGuerrasIraque

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado