Mundo

Americanos que operarão bateria antimíssil chegam à Turquia

Para evitar que conflitos da Síria cheguem ao país, a Turquia pediu mísseis à Otan em novembro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 20h46.

Bruxelas - Soldados norte-americanos que irão operar baterias antimísseis Patriot para proteger a Turquia do contágio da guerra civil da Síria começaram a chegar ao país nesta sexta-feira, afirmou o Exército dos Estados Unidos, mas os mísseis devem ser enviados mais tarde.

A Turquia pediu oficialmente em novembro à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mísseis para aumentar a segurança ao longo de sua fronteira de 900 quilômetros com a Síria, que está tomada há 21 meses por uma insurgência contra o presidente Bashar al-Assad.

A Turquia repetidamente enviou caças para a área de fronteira e revidou quando bombardeios sírios atingiram o seu território, alimentando os temores de que a guerra civil poderia contagiar e desestabilizar a região.

Cerca de 400 militares norte-americanos e equipamentos do Terceiro Batalhão, da Segunda Artilharia de Defesa Aérea, baseados em Fort Sill, Oklahoma, chegarão à Turquia nos próximos dias em transporte aéreo militar, disse o Comando Americano-Europeu em seu site na Internet.

Porém, nenhum míssil Patriot norte-americano chegou nesta sexta-feira, de acordo com uma fonte militar. Os mísseis, fornecidos por Alemanha e Holanda, só chegarão daqui a algumas semanas.

As tropas norte-americanas, que começaram a desembarcar na base aérea de Incirlik, na Turquia, irão operar duas baterias Patriot dos Estados Unidos, de um total de seis, que aliados da Otan prometeram.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosSíriaTurquia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado