Mundo

Tropas de Kadafi bombardeiam zonas residenciais em Misrata

Rebeldes vítimas do ataque sofreram apenas ferimentos leves

Muammar Kadafi, ditador da Líbia: governo atacou Zawara, Zawiyah e Ajdabiya (Jeff Zelevansky/Stringer)

Muammar Kadafi, ditador da Líbia: governo atacou Zawara, Zawiyah e Ajdabiya (Jeff Zelevansky/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2011 às 12h26.

Cairo - As brigadas do líder líbio Muammar Kadafi empreenderam um intenso bombardeios sobre Misrata - controlada por rebeldes mas isolada entre Trípoli e Sirte - e esta noite foram ouvidas fortes explosões no centro da cidade, como as que no domingo atingiram zonas residenciais nos subúrbios.

Tal como informou à Agência Efe nesta segunda-feira um morador de Misrata, cuja identidade é mantida em anonimato por precaução, o bombardeio foi indiscriminado, mas as vítimas do ataque sofreram apenas ferimentos leves, decorrentes dos estilhaços de vidros e paredes.

Nesta segunda-feira, Zawara, a última grande cidade antes da fronteira com a Tunísia (a oeste), também foi alvo dos disparos de artilharia, em uma área onde aparentemente as forças pró-Kadafi tinham conseguido sufocar com extrema dureza os focos de revolta, indicou a emissora árabe "Al Jazeera".

A sudoeste de Trípoli, as brigadas do regime fizeram um intenso bombardeio de artilharia, morteiros e carros de combate contra a resistência de Zawiyah, que sucumbiu há uma semana em sua desesperada tentativa de impedir a tomada da Praça dos Mártires, epicentro dos combates.

Tal como indicou a rede "Al Jazeera", as tropas pró-Kadafi atacaram nesta segunda-feira por um dos acessos à cidade, onde até agora não havia notícias de combates ou resistência armada organizada.

Ao leste, no principal palco dos combates, a aviação leal ao coronel Kadafi continuou nesta segunda-feira sua ofensiva, que já dobrou a resistência rebelde em toda a linha litorânea, e bombardeou a cidade de Ajdabiya, última cidade antes de Benghazi - capital provisória dos rebeldes.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasLíbiaViolência urbana

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô