Mundo

Tropas curdas em ofensiva contra jihadistas em três frentes

As operações, que começaram durante a madrugada, acontecem ao norte de Mossul

Curdos iraquianos simpatizantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em manifestação contra o Estado Islâmico (EI) em 20 de setembro
 (Safin Hamed/AFP)

Curdos iraquianos simpatizantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em manifestação contra o Estado Islâmico (EI) em 20 de setembro (Safin Hamed/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 07h53.

Erbil - As forças curdas iniciaram nesta terça-feira na região norte do Iraque uma ofensiva em três frentes contra os jihadistas da organização Estado Islâmico (EI), anunciaram à AFP oficiais "peshmerga".

As operações, que começaram durante a madrugada, acontecem ao norte de Mossul, controlada pelos jihadistas, ao sul da localidade petroleira de Kirkuk e contra uma cidade na fronteira com a Síria.

Um comandante afirmou que os combatentes curdos (peshmergas) entraram na cidade de Rabia, na fronteira com a Síria, depois de assumir o controle de dois vilarejos, As Saudiya e Mahmudiya.

"Os soldados estão lutando no centro de Rabia", afirmou a fonte a respeito da localidade que fica 100 km ao norte de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.

Apoiados por bombardeios aéreos, os peshmergas também atacaram a cidade de Zumar, a 60 km de Mossul.

A fonte peshmerga, que pediu anonimato, não revelou detalhes sobre o apoio aéreo.

Os curdos assumiram o controle de Rabia e Zumar após a ofensiva de junho do EI. Mas após dois meses, os jihadistas atacaram as posições dos peshmergas, que foram obrigados a recuar.

Mais ao sul, as forças curdas assumiram o controle de vilarejos na região de Daquq que estavam sob controle do EI desde junho.

"Libertaram as localidades de Saad e Khaled, e controlam completamente a área após combates violentos", anunciou o general curdo Westa Rasul.

De acordo com o general, os combatentes enfrentaram uma intensa resistência no avanço para Al-Wahda, que fica 30 km ao sul de Kirkuk.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueSíria

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país