Mundo

Tribunal permite que Trump mantenha o controle da Guarda Nacional da Califórnia

Há duas semanas, Trump ordenou o envio dessa força militar a Los Angeles para controlar os protestos contra sua política imigratória

US President Donald Trump participates in an "Invest America" roundtable discussion in the State Dining Room of the White House in Washington, DC on June 9, 2025. (Photo by Brendan SMIALOWSKI / AFP) (Brendan Smialowski/AFP)

US President Donald Trump participates in an "Invest America" roundtable discussion in the State Dining Room of the White House in Washington, DC on June 9, 2025. (Photo by Brendan SMIALOWSKI / AFP) (Brendan Smialowski/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 20 de junho de 2025 às 08h05.

Um tribunal federal de apelações da Califórnia decidiu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode manter o controle da Guarda Nacional do estado, uma medida contestada pelo governador, o democrata Gavin Newson.

Há duas semanas, Trump ordenou o envio dessa força militar a Los Angeles para controlar os protestos contra sua política imigratória, argumentando que era necessário proteger a propriedade federal e evitar interferências com os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), encarregados da detenção de imigrantes.

No último dia 13 de junho, o tribunal federal de apelações suspendeu temporariamente uma decisão que exigia que o presidente dos EUA devolvesse o controle dos membros da Guarda Nacional designados para aquele estado à Califórnia, enquanto se aguardava uma resolução definitiva.

Essa decisão havia sido proferida pelo juiz federal Charles Breyer, que considerou que Trump havia federalizado ilegalmente milhares de membros da Guarda Nacional da Califórnia e que deveria devolver o controle dessas tropas às autoridades locais, uma ordem que agora foi anulada.

Os três juízes do Tribunal de Apelações finalmente determinaram que "é provável que o presidente tenha exercido legitimamente sua autoridade estatutária".

A Casa Branca e o governo Newsom estão em desacordo há dias sobre a decisão de Trump de mobilizar a Guarda Nacional para conter os protestos em Los Angeles contra as operações migratórias de seu governo.

As manifestações em Los Angeles começaram depois que o ICE realizou uma série de operações agressivas contra diversos locais de trabalho, que continuaram por vários dias.

Acompanhe tudo sobre:Donald Trump

Mais de Mundo

Governo Trump gasta US$ 100 mil para destruir quase 500 toneladas de alimentos

Procedimentos com Botox falsificado causam intoxicação em 38 pessoas no Reino Unido

EUA avalia proibir acesso de engenheiros estrangeiros a seus sistemas de defesa

Trump diz que o Brics vai 'acabar rapidamente'