Mundo

Tribunal do Bahrein dissolve conselho xiita

Por meio de nota, o principal grupo xiita de oposição, Al-Wefaq, qualificou o veredicto de hoje como uma "declaração de guerra" à comunidade xiita do Bahrein


	Xiitas rezam: há três anos, integrantes da comunidade xiita protestam para reivindicar mais direitos e liberdades civis e afirmam ser discriminados pela monarquia sunita
 (Ali al-Saadi/AFP)

Xiitas rezam: há três anos, integrantes da comunidade xiita protestam para reivindicar mais direitos e liberdades civis e afirmam ser discriminados pela monarquia sunita (Ali al-Saadi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 14h10.

Manama - Um tribunal do Bahrein dissolveu o Conselho Islâmico Olamaa, que reúne importantes clérigos xiitas do país.

A denúncia sobre a dissolução do conselho partiu do Al-Wefaq principal grupo xiita, de oposição. Não houve confirmação oficial até o momento.

Por meio de nota, o Al-Wefaq qualificou o veredicto de hoje como uma "declaração de guerra" à comunidade xiita do Bahrein.

Há três anos, integrantes da comunidade xiita protestam sistematicamente para reivindicar mais direitos e liberdades civis e afirmam ser discriminados pela monarquia sunita.

Os xiitas representam a maioria da população do Bahrein, mas o país é controlado por uma minoria sunita. A repressão aos protestos ordenada pelo governo resultou na morte de dezenas de pessoas ao longo dos últimos anos.

A pequena nação insular situada no Golfo Pérsico tem grande importância geopolítica. O Bahrein sedia a Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:BahreinIslamismoOposição políticaPolíticaReligiãoSunitasXiitas

Mais de Mundo

Zelensky afirma que já há detalhes iniciais sobre mobilização de contingente de paz

Um dos assassinos em série mais famosos da Rússia admite mais 11 assassinatos

Protestos nos Estados Unidos contra o governo Trump reúnem milhares de manifestantes

Musk diz que espera 'zona de livre comércio' entre Europa e Estados Unidos