Mundo

Tribunal diz que NSA pode retomar coleta de dados, diz NYT

A Corte de Supervisão de Inteligência Estrangeira dos EUA determinou que a agência pode retomar a coleta de registros telefônicos em massa de seus cidadãos


	Prédio-sede da NSA em Fort Meade: programa foi interrompido em 1º de junho
 (NSA/Divulgação via Reuters)

Prédio-sede da NSA em Fort Meade: programa foi interrompido em 1º de junho (NSA/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2015 às 17h55.

Washington - A Corte de Supervisão de Inteligência Estrangeira dos Estados Unidos determinou que a Agência de Segurança Nacional do país (NSA, na sigla em inglês) pode retomar temporariamente a coleta de registros telefônicos em massa de seus cidadãos dentro dos EUA, relatou o jornal New York Times nesta terça-feira.

O programa foi interrompido em 1º de junho, quando a Seção 215 da Lei Patriota expirou. O Congresso renovou a medida no dia seguinte com um projeto de lei chamado Lei da Liberdade, que declara que a provisão só pode ser usada para a coleta em massa durante seis meses.

Em maio, a Segunda Corte de Apelação, em Manhattan, determinou que a Lei Patriota não autoriza a NSA a coletar registros telefônicos em massa dos norte-americanos.

O Congresso não adicionou nada ao projeto de lei contradizendo o veredicto da Segunda Corte de Apelação, sem esclarecer se o programa pode ser reativado nesse meio tempo, afirmou o New York Times.

O juiz Michael Mosman, da Corte de Supervisão de Inteligência Estrangeira, declarou no final da segunda-feira que a Segunda Corte de Apelação errou e que o programa pode ser retomado, ainda segundo o jornal.

“Os veredictos do Segundo Circuito não são obrigatórios para a Corte de Supervisão de Inteligência Estrangeira, e esta corte discorda respeitosamente da análise daquela corte, especialmente em vista da entrada em vigor da Lei da Liberdade nesse ínterim”, escreveu ele, de acordo com o Times.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPaíses ricosEstados Unidos (EUA)JornaisThe New York TimesEspionagemNSA

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk