Mundo

Tribo pede a partidários de Kadafi que se unam à revolução

Os Al Zintan advertiram sobre as tentativas de criar tensões entre as diferentes tribos do país

Rebeldes na Líbia armam artilharia antiaérea: tribo louvou quem se juntou à oposição (John Moore/Getty Images)

Rebeldes na Líbia armam artilharia antiaérea: tribo louvou quem se juntou à oposição (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 12h05.

Cairo - A tribo Al Zintan, uma das mais importantes do oeste da Líbia, fez um apelo nesta terça-feira aos partidários do líder Muammar Kadafi para que se unam à revolução e advertiu sobre tentativas de criar tensões entre as distintas tribos do país.

Em comunicado, lido por um de seus representantes na emissora de televisão "Al Jazeera", a tribo fez um chamado pela unidade entre todos os setores do povo líbio.

"Pedimos também aos fiéis do regime corrupto, que são poucos, que se unam a esta revolução para que não deixem passar a oportunidade de serem perdoados", ressaltou o porta-voz.

Além disso, o representante da tribo Al Zintan advertiu Kadafi das tentativas de semear "fitna" (conflito) entre as distintas tribos líbias.

Em sua mensagem, a tribo louvou os políticos, os embaixadores e "todos aqueles que se uniram à revolução de 17 de fevereiro".

A tribo Al Zintan se situa entre as cidades de Jado e Yefren, a poucos quilômetros de distância de Trípoli, uma das últimas fortificações de Kadafi depois que o leste do país se rendeu ao controle da oposição.

Grandes partes do território do país foram caindo nas mãos dos revolucionários, embora Kadafi ainda mantenha o controle sobre Trípoli, no noroeste, Sebha, no sudoeste, e Sirte, no centro-norte.

O sistema tribal é uma característica fundamental da sociedade líbia e as principais tribos são Al Muqarha, Qadafa, à qual pertence Kadafi, e Warfallah, a mais poderosa no oeste do país.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbiaOposição políticaPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro