Mundo

Tribo explode principal oleoduto do Iêmen, dizem autoridades

O ataque interrompeu o fornecimento de óleo dos campos de Maarib para o terminal de petróleo de Ras Isa no Mar Vermelho


	Soldados iemenitas: o país, que depende das exportações de petróleo para financiar mais de 70% de seu orçamento, tem sofrido bombardeios frequentes de seus oleodutos 
 (Mohammed Huwais/AFP)

Soldados iemenitas: o país, que depende das exportações de petróleo para financiar mais de 70% de seu orçamento, tem sofrido bombardeios frequentes de seus oleodutos  (Mohammed Huwais/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2013 às 11h36.

Uma tribo explodiu o principal oleoduto do Iêmen na província central de Maarib neste sábado, afirmou uma autoridade governamental, o quarto ataque ao duto em um mês.

O ataque, que interrompeu o fornecimento de óleo dos campos de Maarib para o terminal de petróleo de Ras Isa no Mar Vermelho, provocou um incêndio e danos ao oleoduto no ponto localizado a cerca de 40 km de seu início em Maarib, afirmou a autoridade. Não foram registrados feridos.

O oleoduto havia sido incendiado no início deste mês, depois de ameaças de uma tribo iemenita, que respondeu ao cerco feito pelas forças de segurança à casa de um de seus líderes.

Os grupos tribais frequentemente realizam esse tipo de ataque para pressionar o governo a aceitar suas demandas, como mais empregos, resolução de disputas de terra e liberdade de parentes presos.

O Iêmen, que depende das exportações de petróleo para financiar mais de 70 por cento de seu orçamento, tem sofrido bombardeios frequentes de seus oleodutos desde o início da revolta contra o governo iniciada em 2011.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoEnergiaIêmenExplosões

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA