Mundo

Três russos são condenados por matar e queimar homossexual

Tribunal russo condenou a severas penas de prisão três homens que esfaquearam e espancaram um homem que achavam ser gay e depois atearam fogo em seu corpo


	Manifestantes protestam contra as leis anti-gays da Rússia: na Rússia, a homossexualidade era considerada até 1993 um crime
 (Denis Doyle/Getty Images)

Manifestantes protestam contra as leis anti-gays da Rússia: na Rússia, a homossexualidade era considerada até 1993 um crime (Denis Doyle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 11h58.

Moscou - Um tribunal russo condenou nesta segunda-feira a severas penas de prisão três homens de Kamchatka (extremo oriente) que esfaquearam e espancaram um homem que achavam ser gay e depois atearam fogo em seu corpo.

Os três, com idades variando entre os 18 e os 26 anos e residentes no mesmo povoado, mataram sua vítima em maio passado porque estavam convencidos de "sua orientação sexual não tradicional", segundo um comunicado da promotoria.

Foram condenados a 12 anos e 6 meses, 10 anos e seis meses e 9 anos de prisão em um campo de trabalhos forçados com regime severo.

Em 30 de maio de 2013, os agressores levaram seu vizinho de 29 anos para uma floresta, onde o esfaquearam no tórax, rosto e pescoço. Depois jogaram gasolina e o queimaram dentro de seu próprio carro.

Na Rússia, a homossexualidade era considerada até 1993 um crime que podia ser punido com até oito anos de prisão, e até 1999 como uma doença mental.

Segundo diversas pesquisas, a população russa continua sendo majoritariamente hostil aos homossexuais.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrimeEuropaGaysLGBTPreconceitosRússia

Mais de Mundo

Xi Jinping conversa com Putin por telefone e diz que país vê 'esforços positivos' para fim da guerra

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população