Mundo

Três mulheres e McCain falarão em Convenção Republicana

A conquista do voto feminino é uma prioridade para Romney

Mitt Romney: o comitê ainda não informou quem nominará oficialmente Romney como o candidato presidencial republicano (Christopher DeVargas/Las Vegas Sun/Reuters)

Mitt Romney: o comitê ainda não informou quem nominará oficialmente Romney como o candidato presidencial republicano (Christopher DeVargas/Las Vegas Sun/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 17h31.

Washington - O ex-candidato presidencial John McCain, três mulheres, os governadores de Flórida e Ohio e um ex-governador do Arkansas estarão entre os oradores principais da Convenção Republicana que terá início no dia 27 de agosto em Tampa, informaram os organizadores nesta segunda-feira.

Vários desses nomes figuram como possíveis candidatos a vice-presidente na chapa de Mitt Romney, que até agora mantém silêncio sobre o assunto.

Entre as mulheres com chances de ser vice estão as três anunciadas como principais oradoras da convenção: a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice, a governadora do Novo México, Susana Martínez, e a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley.

A conquista do voto feminino é uma prioridade para Romney, sobretudo após as últimas pesquisas que mostraram uma preferência das mulheres pelo atual presidente e condidato à reeleição Barack Obama.

Nikki Haley é a pessoa mais jovem na história do país a assumir o cargo de governadora, o que pode atrair os eleitores mais jovens. Susana Martínez tem origem hispânica, grupo demográfico que apoia majoritariamente o candidato democrata.

Já Condoleezza Rice - secretária de Estado no segundo mandato de George W. Bush - é vista com bons olhos por muitos republicanos devido a sua experiência no governo e em política de segurança. Entretanto, encontra resistência entre as alas mais conservadoras do partido por suas posições favoráveis em questões como o direito ao aborto.

A lista de oradores divulgada hoje pelo Comitê Nacional Republicano (RNC) conta também com o senador John McCain, que concorreu à presidência em 2008, além dos governadores de Ohio, John Kasich, e da Flórida, Rick Scott, dois estados-chave para as eleições de novembro. Completa a lista Mike Huckabee, ex-governador de Arkansas.

O comitê ainda não informou quem será o orador principal da convenção, aquele que nominará oficialmente Romney como o candidato presidencial republicano.

"São algumas das estrelas mais brilhantes do nosso partido, que governaram e lideraram de maneira eficaz e admirável em suas respectivas funções", ressaltou o presidente do comitê, Reince Priebus, em comunicado oficial.

Não estão na lista de oradores, mas são considerados possíveis candidatos a vice-presidente o governador de Nova Jersey, Chris Christie, o ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty, o senador por Ohio Rob Portman, o senador pela Flórida Marco Rubio e o deputado Paul Ryan. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasMitt RomneyPartido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama