Mundo

Tremores de média magnitude sacodem várias regiões do Chile

Os tremores não ocasionaram vítimas ou danos consideráveis


	Sismógrafo: às 4h24 de hoje, um tremor de 4,1 graus de magnitude na escala Richter afetou as regiões de Valparaíso e Santiago, no centro do Chile
 (Frederick Florin/AFP)

Sismógrafo: às 4h24 de hoje, um tremor de 4,1 graus de magnitude na escala Richter afetou as regiões de Valparaíso e Santiago, no centro do Chile (Frederick Florin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 10h00.

Santiago do Chile - Pelo menos três tremores de média magnitude sacudiram várias regiões do Chile nas últimas horas, porém, sem ocasionar vítimas ou danos consideráveis, informaram as autoridades chilenas nesta quinta-feira.

Às 4h24 (de Brasília) de hoje, um tremor de 4,1 graus de magnitude na escala Richter afetou as regiões de Valparaíso e Santiago, no centro do Chile, com seu epicentro a 30 quilômetros ao sul de La Ligua e cerca de 150 quilômetros ao norte da capital do país, informou o Instituto Sismológico da Universidad de Chile.

O hipocentro deste tremor se situou a uma profundidade de 46,4 quilômetros, detalhou o organismo, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que atribuiu o tremor a uma magnitude de 4,5 graus na escala Richter, determinou que seu hipocentro se situou a 38,8 quilômetros da superfície.

Já às 7h47 (de Brasília), outro sismo, este de 3 graus na escala Richter, foi registrado na mesma região, com seu epicentro sob o mar, a 45 quilômetros ao sudoeste da cidade de Los Vilos.

Segundo a Universidad de Chile, às 6h24 (de Brasília), outro tremor de 4,2 graus de magnitude foi registrado nas regiões de Tarapacá e Antofagasta, situadas no norte do país, com seu epicentro a 36 quilômetros ao sudeste de Iquique.

O hipocentro deste se situou a 72,6 quilômetros de profundidade, indicou o organismo, enquanto a Escritório Nacional de Emergência (Onemi) assinalou que as intensidades oscilaram entre os graus III e II da escala de Mercalli.

Além dos três mencionados, outro tremor de 4,8 graus na escala Richter foi registrado na noite de ontem, às 20h41 (de Brasília), nas regiões do Maule, Bío-bío e Araucanía, com seu epicentro a 20 quilômetros do porto de Lebu e a cerca de 550 quilômetros ao sul de Santiago.

Já seu hipocentro foi situado a 37,2 quilômetros de profundidade e suas intensidades oscilaram entre os graus V e II da escala de Mercalli nas regiões afetadas. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisTerremotosChile

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'