Mundo

Tremor em província argentina foi sentido no Paraguai

Tremor de 5,9 graus na escala Ritcher que atingiu a província argentina de Salta, onde deixou pelo menos um morto, também foi sentido em Assunção


	Assunção, capital do Paraguai: tremor que deixou pelo menos um morto na Argentina foi sentido na cidade
 (Motorway065/Wikimedia Commons)

Assunção, capital do Paraguai: tremor que deixou pelo menos um morto na Argentina foi sentido na cidade (Motorway065/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2015 às 13h55.

Assunção - O tremor de 5,9 graus na escala Ritcher que atingiu neste sábado a nortista província argentina de Salta, onde deixou pelo menos um morto, também foi sentido em Assunção, a capital paraguaia, segundo o reporte da direção de Sismologia da Universidade Nacional de Assunção (UNA).

Em Assunção, situada a aproximadamente 700 quilômetros da origem do tremor, ele foi sentido 98 segundos após o início, segundo a direção de Sismologia da UNA.

O terremoto foi sentido em vários pontos da capital paraguaia e funcionários de alguns edifícios do centro da cidade foram evacuados, embora não houve reporte de danos e nem de feridos.

O tremor em Salta aconteceu às 11h33 GMT (8h33, em Brasília) a uma profundidade de 10 quilômetros e uma mulher morreu após o desabamento de uma escola do município de El Galpón, dentro da área mais afetada pelo sismo, segundo o argentino Instituto Nacional de Prevenção Sísmico (Inpres),

O Inpres informou que o epicentro se localizou a 123 quilômetros de Salta capital e a 51 quilômetros de Metán, a cidade mais próxima.

O terremoto durou 15 segundos e também foi sentido nas províncias vizinhas de Tucumán, Jujuy, Santiago del Estero e Catamarca, segundo meios de comunicação locais.

O Chile registrou dois tremores de magnitude 4,5 e 4,6 na escala Richter que foram sentidos nesta madrugada nas regiões de Tarapacá e Coquimbo, no norte do país, sem deixar vítimas ou danos visíveis, segundo as autoridades.

O primeiro movimento telúrico de magnitude 4,5 ocorreu às 7h01 GMT (4h01, em Brasília) e seu epicentro se localizou a 64 quilômetros ao sudoeste de Iquique, informou o centro sismológico da Universidad de Chile.

Outro tremor de magnitude 4,6 foi registrado às 8h38 GMT (5h38, em Brasília) e seu epicentro se localizou a 52 quilômetros ao noroeste de Los Vilos, uma das cidades litorâneas que foi mais afetada pelo terremoto de magnitude 8,4 e o posterior tsunami de 16 de setembro. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDesastres naturaisParaguaiTerremotos

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação