Mundo

Tremor de 7,1 graus sacode o Alasca, com alerta de tsunami

O grande terremoto atingiu as Ilhas Aleutas

Vila Atka, no Alasca: o epicentro do terremoto foi localizado a 201 km desse povoado onde ficam as sedes de grandes empresas comerciais de pesca (George Putney/Wikimedia Commons)

Vila Atka, no Alasca: o epicentro do terremoto foi localizado a 201 km desse povoado onde ficam as sedes de grandes empresas comerciais de pesca (George Putney/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2011 às 09h48.

Washington - Um grande terremoto de magnitude 7,1 graus atingiu nesta sexta-feira as Ilhas Aleutas, no Alasca, onde foi lançado um alerta de tsunami, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto aconteceu a uma profundidade de 35km e a 130 km de Dutch Harbor, uma das muitas ilhas dessa cadeia no Pacífico, onde grandes empresas de pesca têm sua sede.

O epicentro do tremor foi localizado 1.600 km a oeste de Anchorage, a maior cidade do Alasca.

O tremor levou a um alerta de tsunami para a costa oeste dos Estados Unidos e o Alasca, de acordo com o Centro de Advertência de Tsunamis, que, no entanto, acrescentou que "não existe uma ameaça de tsunami destrutivo".

As Ilhas Aleutas se localizam no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma formação geológica que se estende por 40.000 km e onde ocorre a maioria dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Países ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul

Israel ataca centro de Beirute em meio a expectativas de cessar-fogo no Líbano

Rússia expulsa diplomata britânico por atividades de espionagem

Presidente do México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA