Mundo

Trem com petróleo descarrila e explode

Bombeiros disseram que cerca de 30 edifícios no centro da cidade foram destruídos, alguns pela explosão inicial e outros pelo incêndio subsequente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2013 às 12h30.

Vários vagões-tanque carregados com produtos petrolíferos explodiram após um trem descarrilar no meio de uma pequena cidade na província  de Quebec ( Canadá) - Megantic, uma cidade de cerca de 6 mil habitantes à beira de um lago, disse ainda não ter informações sobre o número de vítimas. Os bombeiros disseram que cerca de 30 edifícios no centro da cidade foram destruídos, alguns pela explosão inicial e outros pelo incêndio subsequente.

"Quando você vê o centro de sua cidade quase destruído, você vai entender que nós estamos nos perguntando como vamos enfrentar esse evento," disse a prefeita Colette Roy-Laroche em um comunicado emocionado pela televisão.

A Canadian Broadcasting Corp informou que quatro vagões-tanque pressurizados explodiram depois que o trem, com 73 vagões no total, saiu dos trilhos pouco depois de 1 hora, no horário local.

Os bombeiros disseram temer que mais vagões-tanque pudessem explodir. Cerca de 1 mil pessoas foram retiradas de suas casas.

Lac-Megantic faz parte da pitoresca região de Quebec Townships Oriental, perto da fronteira com Maine e Vermont. Quebec é uma província predominantemente de língua francesa, na metade oriental do Canadá. As fotos tiradas nos momentos após o desastre mostram uma enorme bola de fogo subindo para o céu à noite.

Moradores disseram a jornalistas que tinham ouvido cinco ou seis grandes explosões. Grandes nuvens de fumaça preta espessa ainda estavam subindo do centro de Lac-Megantic várias horas após o desastre.

Os bombeiros disseram ter pedido ajuda de colegas dos Estados Unidos. Cerca de 20 carros de bombeiros estavam combatendo o fogo.

Acompanhe tudo sobre:CanadáExplosõesPaíses ricosTransportesTrens

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA