Mundo

Trem com petróleo descarrila e explode

Bombeiros disseram que cerca de 30 edifícios no centro da cidade foram destruídos, alguns pela explosão inicial e outros pelo incêndio subsequente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2013 às 12h30.

Vários vagões-tanque carregados com produtos petrolíferos explodiram após um trem descarrilar no meio de uma pequena cidade na província  de Quebec ( Canadá) - Megantic, uma cidade de cerca de 6 mil habitantes à beira de um lago, disse ainda não ter informações sobre o número de vítimas. Os bombeiros disseram que cerca de 30 edifícios no centro da cidade foram destruídos, alguns pela explosão inicial e outros pelo incêndio subsequente.

"Quando você vê o centro de sua cidade quase destruído, você vai entender que nós estamos nos perguntando como vamos enfrentar esse evento," disse a prefeita Colette Roy-Laroche em um comunicado emocionado pela televisão.

A Canadian Broadcasting Corp informou que quatro vagões-tanque pressurizados explodiram depois que o trem, com 73 vagões no total, saiu dos trilhos pouco depois de 1 hora, no horário local.

Os bombeiros disseram temer que mais vagões-tanque pudessem explodir. Cerca de 1 mil pessoas foram retiradas de suas casas.

Lac-Megantic faz parte da pitoresca região de Quebec Townships Oriental, perto da fronteira com Maine e Vermont. Quebec é uma província predominantemente de língua francesa, na metade oriental do Canadá. As fotos tiradas nos momentos após o desastre mostram uma enorme bola de fogo subindo para o céu à noite.

Moradores disseram a jornalistas que tinham ouvido cinco ou seis grandes explosões. Grandes nuvens de fumaça preta espessa ainda estavam subindo do centro de Lac-Megantic várias horas após o desastre.

Os bombeiros disseram ter pedido ajuda de colegas dos Estados Unidos. Cerca de 20 carros de bombeiros estavam combatendo o fogo.

Acompanhe tudo sobre:CanadáExplosõesPaíses ricosTransportesTrens

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA