Mundo

TRE-SP espera iniciar divulgação com 50% dos votos

Presidente do TRE-SP acredita ser possível um aumento nas abstenções de eleitores no 2º turno

Fila para votação: segundo TRE-SP, a partir das 19h, 50% dos votos já terão sido apurados (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

Fila para votação: segundo TRE-SP, a partir das 19h, 50% dos votos já terão sido apurados (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2010 às 17h49.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai começar a liberar os dados apurados do segundo turno da eleição presidencial a partir das 19 horas, horário em que se encerra a votação no Acre. Guilherme acredita que os primeiros dados já surjam com 50% a 60% do total de votos no Estado de São Paulo. "Mas eu espero estar errado, porque eu gostaria de ver uma divulgação maior (nesse horário)", afirmou o presidente do TRE de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme.

Sobre o índice de abstenção, ele classificou como normal um possível aumento no número de abstenções nesse segundo turno. "É de praxe no segundo turno que seja maior esse número de abstenções, mas claro que tem um agravante, que é o feriado prolongado", explicou.

Ele afirmou que a eleição ocorreu tranquilamente no Estado e destacou a diminuição de urnas substituídas no segundo turno em relação ao primeiro. Ao todo, foram substituídas 230 urnas de um total de 81.806 no Estado de São Paulo, o que representa 0,281% do total, em comparação com 265 urnas no primeiro turno. Uma única seção teve votação manual, na cidade de Bananal.

Até as 16h30 de hoje, foram registradas dez ocorrências, sendo quatro por boca de urna e cinco por divulgação de propaganda. Além dessas, a ocorrência mais grave envolveu a prisão de um mesário em Osasco, que discordou de sua substituição por ter chegado atrasado e foi conduzido à delegacia por mau comportamento. O mesário foi liberado após assinar um termo circunstanciado, reconhecendo sua responsabilidade.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDilma RousseffEleiçõesEleições 2010José SerraMetrópoles globaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadoressao-paulo

Mais de Mundo

Chanceler do Egito alerta para risco de 'guerra regional total'

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local