Mundo

Transporte de gás natural na China ultrapassa 1 trilhão de metros cúbicos desde 2020

Crescimento da infraestrutura e integração das redes impulsionam o avanço do setor de gás natural na China

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 23 de maio de 2025 às 15h21.

A China superou a marca de 1 trilhão de metros cúbicos de gás natural transportado desde 2020, quando interligou suas principais redes de dutos de petróleo e gás. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 23, durante o Congresso Mundial do Gás.

Segundo autoridades do setor, o volume máximo diário chegou a 1,1 bilhão de metros cúbicos.

Desempenho dos principais gasodutos em 2025

Neste ano, o sistema de gasodutos Oeste-Leste operou com média diária superior a 280 milhões de metros cúbicos. Já o gasoduto China-Rússia (linha leste) registrou média acima de 100 milhões de metros cúbicos por dia.

No primeiro semestre, o sistema Shaanxi-Beijing, responsável pelo abastecimento da capital, alcançou pico diário de 372 milhões de metros cúbicos. Desde o início da operação, já forneceu mais de 260 bilhões de metros cúbicos à região metropolitana de Pequim.

Expansão da infraestrutura e crescimento da rede nacional

As obras principais de soldagem do gasoduto Hulin–Changchun foram concluídas, e o segmento leste do segundo ramal do projeto de envio de gás de Sichuan segue em expansão.

A infraestrutura faz parte da estratégia nacional de formação de uma rede estrutural integrada, com quatro corredores estratégicos, cinco linhas verticais e cinco horizontais. A previsão para este ano é de construção de mais 2 mil quilômetros de novos oleodutos e gasodutos.

Dados oficiais apontam que, desde a interligação das redes, o número de usuários a jusante conectados à chamada "rede nacional unificada" passou de 1.300, o que representa aumento de 55% em relação a 2020.

A taxa média de uso da capacidade subiu de 68% para quase 80%. Já o volume de entrada de gás natural na rede cresceu de 157 bilhões para 240 bilhões de metros cúbicos. O consumo aparente no país ultrapassou 420 bilhões de metros cúbicos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaGás

Mais de Mundo

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular

Irã e Rússia fecham acordo de US$ 25 bilhões para novas centrais nucleares