Mundo

Transpetro diz já ter limpado óleo em praia do Rio Grande do Sul

O acidente ocorreu durante operação de descarregamento de um navio e, segundo a empresa, a origem do vazamento já foi estancada

O volume estimado de óleo derramado é de 1,2 metro cúbico (1.200 litros) (Rogerio Santana/Divulgação/Reuters)

O volume estimado de óleo derramado é de 1,2 metro cúbico (1.200 litros) (Rogerio Santana/Divulgação/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 15h17.

São Paulo - A Transpetro, subsidiária de logística e dutos da Petrobras, informou nesta sexta-feira ter concluído durante a madrugada a limpeza da praia de Tramandaí (RS), onde ocorreu um vazamento de óleo na manhã de quinta-feira, na monoboia no Terminal Osório.

O acidente ocorreu durante operação de descarregamento de um navio e, segundo a empresa, a origem do vazamento já foi estancada. O volume estimado de óleo derramado é de 1,2 metro cúbico (1.200 litros).

"Embora não existam mais indícios de óleo no mar, equipes de contingência permanecerão no local para o recolhimento de eventuais resíduos trazidos pela maré", informou a Transpetro em comunicado.

Uma comissão interna foi criada pela companhia para investigar as causas do acidente.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis informou, em comunicado, que faria novo sobrevoo nesta sexta-feira para verificar a situação no local.

Também afirmou que a partir do monitoramento dos técnicos no local do acidente, será elaborado um laudo com dados para análise da situação e procedimentos necessários, bem como para avaliar as medidas de combate e controle dos danos ambientais executados pela empresa responsável.

"Neste momento, o Ibama está concentrando seus esforços no acompanhamento das medidas dos planos de emergência. Somente após o controle da situação, serão tomadas providências de autuação e aplicação de multas", destacou o órgão ambiental federal.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS)também vai realizar vistoria na orla de Tramandaí e Imbé, com o objetivo de elaborar um diagnóstico dos danos decorrentes do vazamento de óleo da Transpetro, segundo comunicado do órgão.

O MP-RS disse que buscará identificar os danos ambientais e buscar a condenação da empresa pelos danos morais causados aos veranistas pelo acidente.

Acompanhe tudo sobre:OceanosRio Grande do SulÓleo diesel

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura