Agência de notícias
Publicado em 3 de agosto de 2025 às 17h26.
Três dos cinco trabalhadores soterrados após o desmoronamento de uma galeria na mina de cobre El Teniente, no Chile, foram encontrados mortos.
A informação foi confirmada neste domingo, 13, pela Codelco, estatal responsável pela operação da mina, localizada na região de O’Higgins, cerca de 100 km ao sul da capital.
A tragédia ocorreu na noite da última quinta-feira (31), após um tremor de magnitude 4,2 atingir a estrutura subterrânea, provocando o colapso de parte da nova seção Andesita. Um dos trabalhadores morreu na hora, segundo a empresa, elevando para quatro o número de mortos até o momento.
Segundo a Agência Brasil, o primeiro corpo foi localizado neste sábado (2), e os outros dois foram encontrados nas primeiras horas deste domingo (3). As buscas continuam na tentativa de localizar o quinto funcionário, ainda desaparecido.
"Lamentamos profundamente a perda de dois outros colegas localizados sem vida", declarou a Codelco em nota oficial. "Nos solidarizamos com as famílias e com toda a comunidade diante da dor que essa situação provoca", continuou o comunicado.
As equipes de resgate avançaram até a manhã de domingo por 24 dos 90 metros de túneis bloqueados. As operações exigem cautela e o uso de equipamentos especializados devido à instabilidade da área afetada.
A Codelco informou que investiga se o tremor foi provocado por fatores naturais, uma vez que o Chile está situado em uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta, ou se foi resultado direto da atividade de mineração.