Mundo

Tráfico de imigrantes rendeu 6 bilhões de euros, diz Europol

Segundo Wainwright, 90% dos imigrantes que chegaram ao continente usaram serviços de traficantes


	Tráfico de pessoas: "Estamos muito preocupados com as possíveis conexões entre organizações terroristas e redes de traficantes"
 (Sony World Photography Awards 2016/Angelos Tzortzinis)

Tráfico de pessoas: "Estamos muito preocupados com as possíveis conexões entre organizações terroristas e redes de traficantes" (Sony World Photography Awards 2016/Angelos Tzortzinis)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2016 às 17h27.

Milão - Organizações criminosas obtiveram cerca de 6 bilhões de euros (US$ 7 bilhões) traficando imigrantes para a Europa no ano passado, afirmou Rob Wainwright, chefe da agência de polícia da Europa, a Europol.

Segundo Wainwright, 90% dos imigrantes que chegaram ao continente usaram serviços de traficantes.

O aumento no número de imigrantes para a Europa no ano passado gerou um maior envolvimento de redes criminosas em imigração ilegal, o que fez desse o setor criminoso com o crescimento mais rápido.

"Estamos muito preocupados com as possíveis conexões entre organizações terroristas e redes de traficantes", disse Wainwright em uma audiência no Parlamento da Itália.

No ano passado, mais de um milhão de pessoas chegaram à Europa, a maioria saída da Síria e da Líbia. Mais de 184 mil imigrantes alcançaram o continente neste ano, principalmente por meio da Grécia e da Itália, de acordo com a agência de refugiados das Nações Unidas, embora um acordo da União Europeia com a Turquia tenha limitado o número de chegadas pela rota Turquia-Grécia.

Como resultado do acordo, as chegadas à Grécia diminuíram, mas muitos imigrantes e refugiados ainda estão fazendo a rota mais perigosa da Líbia para a Itália.

Em fevereiro, a Europol lançou o centro europeu contra o tráfico de imigrantes, "para reforçar nossa capacidade de agir nesse setor", afirmou Wainwright.

Ele acrescentou que a Europol tem desenvolvido uma base de dados com informações relacionadas a cerca de 40 mil pessoas que estão envolvidas em tráfico de imigrantes e que oficiais da agência foram enviados para centros de imigração na Itália e na Grécia para "cooperar com as autoridades nacionais".

Fonte: Dow Jones Newswires

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoRefugiados

Mais de Mundo

Rússia diz que Biden deu a Zelensky “permissão suicida” para usar armas de longo alcance

França elogia decisão dos EUA de permitir uso de mísseis pela Ucrânia

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro