Mundo

Trabalhadores da Acnur sequestrados em Darfur são libertados

Os colaboradores, dois do Nepal e um do Sudão, foram sequestrados em novembro quando trabalhavam no Sudão

Acnur: a entidade seguirá, apesar do sequestro, trabalhando no Sudão a fim de ajudar os centenas de milhares de deslocados no país (Getty Images)

Acnur: a entidade seguirá, apesar do sequestro, trabalhando no Sudão a fim de ajudar os centenas de milhares de deslocados no país (Getty Images)

E

EFE

Publicado em 20 de dezembro de 2016 às 10h23.

Genebra - A Agência da ONU para os Refugiados informou nesta terça-feira sobre a libertação ontem de três de seus trabalhadores que foram sequestrados em novembro no oeste de Darfur.

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, se mostrou "muito satisfeito" pela libertação de Sarun Pradhan, Ramesh Karki e de Moussa Omer Moussa Mohammed, capturados em 27 de novembro por um grupo armado n'Ele Geneina.

A agência agradeceu o envolvimento do governo sudanês para conseguir a libertação dos três trabalhadores do Acnur, dois do Nepal e outro sudanês, e à equipe de gestão de reféns da ONU, que trabalhou "sem descanso" neste caso.

A Acnur seguirá, apesar do sequestro, trabalhando no Sudão a fim de ajudar os centenas de milhares de deslocados no país.

Os trabalhadores do Acnur trabalham em algumas das circunstâncias mais difíceis no mundo, lembrou a agência, que ressaltou que seu pessoal, da mesma forma que outros trabalhadores humanitários, não devem suportar sequestros, violência e ameaças.

"Renovamos nossa chamada a todas as partes, não só no Sudão, mas também em outras partes do mundo, para que respeitem o direito humanitário internacional e assegurem a proteção de todos os civis, incluídos os trabalhadores humanitários", indicou.

Acompanhe tudo sobre:ONURefugiadosSudão

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado