Mundo

Toyota fecha fábricas no Japão até segunda-feira devido ao tufão Shanshan

Outras fabricantes de automóveis também fecharam suas fábricas por motivos de segurança

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de agosto de 2024 às 10h30.

Tudo sobreJapão
Saiba mais

A montadora de automóveis Toyota Motor anunciou nesta sexta-feira que prorrogará até 2 de setembro o fechamento de todas as suas fábricas no Japão devido ao impacto do tufão Shanshan, que também alterou as operações de outros fabricantes japoneses neste e em outros setores.

A Toyota tinha anunciado na quarta-feira, 28, a suspensão dos trabalhos em suas 14 fábricas nacionais devido à chegada do tufão, tendo posteriormente decidido prolongar esta medida até hoje e agora até a próxima segunda.

A fabricante japonesa ainda não detalhou o efeito que esta medida terá no seu volume de produção.

Outros fabricantes de automóveis, como a Mazda Motor, também anunciaram o fechamento de várias de suas fábricas entre quinta e sexta-feira por razões de segurança.

Medidas semelhantes foram tomadas pela produtora de câmaras e dispositivos de imagem Canon e pelo conglomerado tecnológico Hitachi, enquanto a Aeon, um dos principais grupos retalhistas do país, optou por reduzir o horário de funcionamento em Kyushu, no sudoeste do país.

O tufão Shanshan, considerado um dos mais fortes até o momento a atingir o Japão, chegou ao sudoeste do país na véspera e continua hoje se deslocando para o leste através do extremo sudoeste do arquipélago.

A frente está provocando chuvas torrenciais, ventos com força de furacão e tempestades em grande parte da metade ocidental e central do país, incluindo Tóquio e províncias vizinhas, e também causou graves perturbações na rede de transportes.

As duas principais companhias aéreas japonesas, JAL e ANA, cancelaram hoje cerca de 600 voos domésticos, enquanto grandes trechos da rede ferroviária do trem-bala ‘shinkansen’ e outras linhas regionais e locais, bem como trechos de autoestradas nacionais, foram fechados devido ao fenômeno meteorológico.

Acompanhe tudo sobre:JapãoClimaMudanças climáticas

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau