Mundo

Torre do Big Ben passará a se chamar Elizabeth Tower

A ideia convenceu a maioria dos parlamentares, que apoiaram a mudança de nome com 331 votos a favor, de 650

Torre do Big Ben: A decisão vem de uma iniciativa promovida pelo deputado conservador Tobias Ellwood (Daniel Berehulak/Getty Images)

Torre do Big Ben: A decisão vem de uma iniciativa promovida pelo deputado conservador Tobias Ellwood (Daniel Berehulak/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2012 às 18h14.

Londres - A torre do Big Ben, um dos monumentos mais conhecidos de Londres e que tem esse nome em referência ao sino que fica em seu interior, passará a se chamar Elizabeth Tower em homenagem à rainha da Inglaterra, depois que a Câmara dos Comuns britânica aprovou a mudança nesta terça-feira.

A decisão vem de uma iniciativa promovida pelo deputado conservador Tobias Ellwood, que durante três meses buscou apoios para que o famoso monumento levasse o nome da rainha, segundo ele, "em reconhecimento a seu longo e constante serviço ao país".

A ideia convenceu a maioria dos parlamentares, que no último dia 2, na mesma semana em que a Elizabeth comemorou seu Jubileu de Diamante pelos 60 anos no trono, apoiaram a mudança de nome com 331 votos a favor, de 650, e o apoio dos líderes dos três principais partidos.

Na época, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, considerou uma notícia muito boa que tantos membros do Parlamento apoiem "o que será uma merecida homenagem à rainha".

Depois de a Câmara dos Comuns ter ratificado a decisão, a torre leste do Palácio de Westminster adotará oficialmente o nome da soberana, cuja popularidade vem batendo recordes históricos neste ano por conta do Jubileu.

A segunda das torres do Palácio de Westminster já leva desde 1860 o nome de outra soberana, a rainha Vitória, tataravó de Elizabeth II, que também passou mais de seis décadas no trono. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana