Mundo

Toronto rejeita família Ford e elege novo prefeito

John Tory venceu corrida eleitoral para a prefeitura de Toronto, em eleições que serviram como referendo sobre o atual prefeito, Rob Ford

O candidato conservador John Tory fala para apoiadores em Toronto, Canadá (Aaron Harris/Reuters)

O candidato conservador John Tory fala para apoiadores em Toronto, Canadá (Aaron Harris/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2014 às 08h39.

Toronto - O candidato conservador John Tory venceu nesta segunda-feira a corrida eleitoral para a prefeitura de Toronto, a maior cidade do Canadá, em eleições que serviram como uma espécie de referendo sobre o atual prefeito, o polêmico Rob Ford.

Apesar de Rob Ford ter desistido de concorrer à reeleição há pouco mais de um mês, quando foi diagnosticado com um tumor maligno no abdômen, seu irmão e vereador de Toronto, Doug Ford, se apresentou ao pleito em seu lugar.

Segundo os resultados oficiais, Tory foi eleito prefeito de Toronto com 394.627 votos, 40,25% do total.

Doug Ford ficou em segundo lugar com 330.838 votos (33,75%), enquanto a candidata de esquerda Olivia Chow obteve 226.858 votos (23,14%).

Rob Ford, que após desistir da reeleição para prefeito se apresentou como candidato a vereador, ganhou com facilidade ao obter 58,9% dos votos no distrito 2 da cidade.

Após conhecer os resultados, o político e empresário conservador, que está sendo tratado de câncer, parabenizou seu irmão Doug Ford pela campanha e disse que "a família Ford nunca desiste".

Rob Ford também cogitou se apresentar novamente como candidato a prefeito de Toronto em 2018.

A eleição em Toronto ganhou relevância internacional graças ao polêmico Rob Ford, que nos últimos meses chamou a atenção da imprensa de todo o mundo por seu envolvimento com drogas e álcool, além de ter protagonizado declarações e situações controversas.

Mesmo sendo flagrado em vídeos e gravações consumindo drogas e álcool, proferindo insultos e ameaças e em companhia de criminosos conhecidos, Ford se negou a renunciar à prefeitura e, inclusive, foi ao programa de televisão do comediante americano Jimmy Kimmel para tentar melhorar sua imagem.

Após a derrota de Doug Ford e a vitória de John Tory, vários comentaristas políticos da cidade declararam que os eleitores tinham votado pelo fim do "circo" no qual tinha se transformado o mundo da política de Toronto sob o comando dos Ford.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEleiçõesPaíses ricosPolíticaToronto

Mais de Mundo

EUA condena manobras militares chinesas em Taiwan e pede paz na região

Governo brasileiro aguardará tarifaço dos EUA antes de tomar qualquer medida, diz Alckmin

Trump anunciará tarifas globais após fechamento de Wall Street amanhã

Trump fala com presidente egípcio sobre Gaza e 'possíveis soluções' para o conflito