Mundo

Tornado deixa vários mortos e arrasa construções em Oklahoma

A rede CNN diz que o fenômeno meteorológico causou seis mortes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2013 às 20h54.

Washington - Várias pessoas morreram nesta segunda-feira devido à passagem de um gigantesco tornado de mais de três quilômetros de diâmetro na área sul da cidade de Oklahoma City, onde também destruiu várias casas e algumas escolas, segundo a imprensa dos Estados Unidos.

A rede de televisão local 'KFOR' informou que entre os mortos está uma criança, e a rede 'CNN' diz que o fenômeno meteorológico causou seis mortes.

As imagens captadas pela 'KFOR' mostram a devastação causada pelo tornado, com casas e escolas seriamente danificadas, enquanto as equipes de emergência buscam sobreviventes entre os escombros.

O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) informou, em relação a suas primeiras estimativas, que o tornado atingiu a categoria EF4, a segunda mais alta, com ventos de até 320 km/h.

As imagens da emissora mostram quilômetros de áreas residenciais completamente arrasadas e nas quais há incêndios em muitas das casas, especialmente nos núcleos de Newcastle e Moore, ambos ao sul de Oklahoma City.

Um dos especialistas da NOAA, Bill Bunting, afirmou à 'CNN': 'Esperamos que todos os cidadãos tenham atendido os alarmes, mas é uma região muito habitada e tememos que o aviso não tenha chegado a todos'.

Por sua vez, a Casa Branca emitiu um comunicado no qual diz que o presidente Barack Obama acompanha as informações através de sua assistente para Segurança Nacional, Lisa Monaco.

O tornado passou pela cidade poucas horas depois de outros atingirem o estado de Oklahoma e provocarem a morte de pelo menos duas pessoas, além de deixar cerca de 30 feridos e muitas casas destruídas.

A NOAA emitiu hoje novos alertas de tornados para uma faixa que se estende desde o Texas, no sul do país, até os Grandes Lagos, no norte, especialmente para os estados de Arkansas, Kansas, Oklahoma e Missouri.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)MortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado