Mundo

Tocantins possui quase 45% de fontes renováveis de energia

Estudo apresentado mostra que, em 2021, o potencial em energia sustentável do estado será o equivalente a três usinas de Belo Monte

“Temos que inserir novos processos de inovação de energias para suprir as necessidades futuras”, ressaltou Ailton Parente Araújo, subsecretário da Produção de Energias Limpas do Tocantins (Wikimedia Commons)

“Temos que inserir novos processos de inovação de energias para suprir as necessidades futuras”, ressaltou Ailton Parente Araújo, subsecretário da Produção de Energias Limpas do Tocantins (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 07h39.

Palmas – “O Tocantins tem hoje 44,8% de fontes renováveis de energia, bem a frente do resto do mundo”. A informação foi dada pelo subsecretário da Produção de Energias Limpas do Estado, Ailton Parente Araújo, durante palestra nesta quarta-feira (19), na capital.

A atividade, que reuniu cerca de 120 pessoas, abriu o Seminário: Energias Limpas, no Amazontech 2011 – evento que segue até sábado (22) em Palmas. Ailton Araújo falou sobre a capacidade do estado no setor da produção energética e de gerar emprego sustentável.

Segundo ele, a riqueza natural do Tocantins é tão grande que um estudo apresentado pela secretaria mostra que, em 2021, o potencial em energia sustentável do estado será o equivalente a três usinas de Belo Monte. “Temos que inserir novos processos de inovação de energias para suprir as necessidades futuras”, ressaltou.

Para o estudante de gestão ambiental, João Bosco Martins Bringel, que participou da palestra, o interesse pelos estudos sobre energia vai além do âmbito acadêmico. “Nós temos energia solar na fazenda há muitos anos e eu quero conhecer melhor a energia eólica, pois vejo o futuro na implantação de fontes alternativas como essa”, lembrou.

O Amazontech 2011 é um espaço de encontro e debate entre pesquisadores, gestores e empresários sobre desenvolvimento regional e para busca de conexões entre ciência, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia. O evento dissemina a inovação e a tecnologia junto aos empreendedores da região. São discutidos temas como mercado, políticas públicas, responsabilidade socioambiental e educação.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaMeio ambienteServiçosSustentabilidadeTocantins

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump