Mundo

Pintar grama virou moda na Califórnia em tempo de seca; veja

Em meio à seca histórica que castiga o estado americano, moradores vaidosos recorrem à soluções inusitadas para manter a grama sempre lustrosa

Parte do gramado pintado de verde e outro totalmente natural em bairro da Califórnia (Gettyimages)

Parte do gramado pintado de verde e outro totalmente natural em bairro da Califórnia (Gettyimages)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de agosto de 2014 às 08h51.

São Paulo - Não tem água para regar a grama? Pinta de verde! Esta é a solução inusitada que alguns moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, têm adotado para manter a grama sempre lustrosa em meio à seca histórica que castiga a região.

Com o aprofundamento da crise hídrica, autoridades municipais aprovaram uma multa de US$ 500 por dia para quem for pego gastando água ao ar livre, na limpeza de calçadas e carros, por exemplo. A medida entrou em vigor no começo de agosto e vale inclusive para a rega de jardins e outras áreas verdes.

Por conta da multa, "as empresas que prometem pintar gramados estão surgindo por toda a Califórnia", destaca o National Journal.

Um dos serviços mais demandados é o da Green Canary (algo como Canário Verde), que em seu site descreve a tinta como uma "solução eco-amigável para gramas secas e doentes".

A empresa diz que a tinta é à prova d'água, não-tóxica e "segura para as crianças, idosos e animais de estimação." De quebra, ela ainda seria capaz de combater o crescimento de ervas daninhas. 

Outra forma que os moradores encontraram de manter o jardim verdinho sem gastar água é instalando uma manta de grama artificial.

Segundo relato do site Sanfrancisco.cbs, o telefone não para de tocar no escritório da empresa First Impressions, em San Ramon, que instala grama sintética há 8 anos.

"A seca é a causa. O efeito é um gramado marrom. As pessoas não querem gramado marrom", disse Jason Webb, proprietário da empresa.

A vaidade é um negócio curioso e lucrativo. 

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaMeio ambienteSecas

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo