Mundo

Tillerson visitará países do Golfo para abordar crise com Catar

Segundo o Departamento de Estado, Tillerson viajará entre o Kuwait, o Catar e a Arábia Saudita durante esta semana

Rex Tillerson: a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar no início de junho (Sergei Karpukhin/Reuters)

Rex Tillerson: a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar no início de junho (Sergei Karpukhin/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de julho de 2017 às 10h25.

Istambul - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, embarca em sua primeira missão diplomática nesta semana, em uma tentativa de resolver a crise diplomática que envolve o Catar e outros países no Golfo Pérsico.

Segundo o Departamento de Estado, Tillerson viajaria entre o Kuwait, o Catar e a Arábia Saudita, entre esta segunda e quinta-feira, procurando aliviar as tensões na região.

No início de junho, a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar e impuseram um bloqueio ao país, alegando um suposto apoio a extremistas.

O Kuwait liderou um esforço de mediação da situação, mas o Catar rejeitou as propostas dos países árabes para acabar com o impasse.

Tillerson irá viajar de Istambul para a Cidade do Kuwait nesta segunda-feira, onde conversará com o emir do país, Jaber Al-Ahmad al-Sabah. Ele, então, visitará o Catar e a Arábia Saudita, embora os detalhes dessas reuniões não tenham sido previamente anunciados.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CatarDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Rex Tillerson

Mais de Mundo

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta

Em alerta ao Irã, EUA aumentam a presença militar no Oriente Médio

Em vitória para Trump, Suprema Corte suspende ordem para reintegrar 16 mil funcionários federais