Mundo

Tillerson fará giro pela América Latina em fevereiro

O secretário de Estado dos EUA viajará entre os dias 1º e 7 de fevereiro a México, Argentina, Peru e Colômbia, mas não passará pelo Brasil

Rex Tillerson: o secretário de Estado se reunirá com o presidente do México (Yuri Gripas/Reuters)

Rex Tillerson: o secretário de Estado se reunirá com o presidente do México (Yuri Gripas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 20h33.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, viajará entre os dias 1º e 7 de fevereiro a México, Argentina, Peru e Colômbia, mas não passará pelo Brasil, em sua primeira viagem à América Latina como chefe da diplomacia de seu país, informou nesta sexta-feira o governo americano.

Tillerson "se comprometerá com parceiros regionais para promover um hemisfério seguro, próspero, democrático e com segurança energética", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em um comunicado.

Durante a viagem, que também o levará à Jamaica, o secretário de Estado "defenderá uma maior atenção regional para a crise na Venezuela", acrescentou Nauert.

Tillerson iniciará sua viagem à região em 1º de fevereiro, partindo de Austin, onde fará um discurso na Universidade do Texas sobre as prioridades dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental e, de lá, se deslocará para a Cidade do México.

Na capital mexicana, o secretário de Estado se reunirá com o presidente do país, Enrique Peña Nieto, e secretário de Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray, entre outros, para discutir as relações bilaterais e as prioridades das duas nações na região e no mundo.

No dia 3, Tillerson voará a Bariloche (Argentina), onde tratará do tema dos intercâmbios científicos e das práticas conservacionistas no Parque Nacional Nahuel Haupi.

Depois, viajará a Buenos Aires para se reunir com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o chanceler do país, Jorge Faurie, um encontro no qual revisarão a agenda bilateral em matéria de crescimento econômico e cooperação em segurança.

Entre 5 e 6 de fevereiro, Tillerson estará em Lima, no Peru, onde se reunirá com o presidente Pedro Pablo Kuczynski e a chanceler Cayetana Aljovín para avaliar a relação bilateral e a agenda regional, entre eles os preparativos para a "Cúpula das Américas", que o país andino receberá em abril.

Também no dia 6, o responsável de Relações Exteriores dos EUA viajará para Bogotá, onde se reunirá com o presidente colombiano Juan Manuel Santos e a chanceler María Ángela Holguín.

Na capital colombiana, Tillerson tratará de "assuntos importantes, entre eles o apoio dos EUA aos esforços da Colômbia para conter o aumento dos cultivos de coca e a produção de cocaína, assuntos econômicos e a crescente população de refugiados".

O secretário de Estado encerrará seu giro em Kingston, na Jamaica, onde se reunirá com o premiê Andrew Holness e a chanceler Kamina Johnson-Smith para analisar questões como a relação bilateral e a segurança regional.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)Rex Tillerson

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'