Mundo

TikTok lança guia para combater desinformação nas eleições dos EUA

Guia do TikTok dará informações sobre candidatos federais, estaduais e locais dos Estados Unidos, e sobre como votar em cada estado

TikTok: aplicativo de vídeos rápidos negou censura e se comprometeu a doar para causas da comunidade negra  (Dado Ruvic/File Photo/Reuters)

TikTok: aplicativo de vídeos rápidos negou censura e se comprometeu a doar para causas da comunidade negra (Dado Ruvic/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 06h26.

O TikTok está lançando um guia de eleições no aplicativo de compartilhamento de vídeo para dar informações sobre as eleições de 2020 nos EUA para ajudar na proteção contra a desinformação, disse a empresa em uma postagem nesta terça-feira.

O TikTok disse que o guia dará aos usuários acesso a informações sobre candidatos federais, estaduais e locais do BallotReady, e sobre como votar em cada estado. Também incluirá vídeos sobre alfabetização midiática. Controlado pela empresa chinesa ByteDance, o TikTok tem estado sob escrutínio do governo do presidente Donald Trump devido a preocupações com o manuseio dos dados dos usuários.

O TikTok obteve no domingo uma decisão de última hora que temporariamente bloqueou uma ordem de Trump para impedir Apple e Google de oferecer o TikTok para download.

Estão em andamento negociações para definir os termos de um acordo preliminar para o Walmart e Oracle tomarem participações em uma nova empresa para chefiar as operações do TikTok nos Estados Unidos.

O TikTok, que afirma ter cerca de 100 milhões de usuários ativos nos EUA por mês e que se tornou cada vez mais uma plataforma para conteúdo político, também enfrenta o desafio de se proteger contra desinformação e abusos de plataforma antes de sua primeira eleição presidencial nos EUA.

Este mês, a Reuters encontrou vídeos contendo falsas alegações sobre votação por correspondência e candidatos presidenciais, vários dos quais o TikTok removeu após serem sinalizados pela Reuters.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)TikTok

Mais de Mundo

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia

Trump estende prazo de tarifas sobre os produtos da China por mais 90 dias