Mundo

Theresa May trabalha em nova proposta para fronteira da Irlanda do Norte

Theresa May pretende manter a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido, na união aduaneira e no mercado único da União Europeia

Theresa May (Jeff J Mitchell/Getty Images)

Theresa May (Jeff J Mitchell/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 15h35.

Birminghan - A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta terça-feira que continua trabalhando em uma nova proposta para o chamado acerto "backstop" para a Irlanda do Norte, quando questionada se os comentários de seu partido aliado no Parlamento, o DUP, impediriam o arranjo de acontecer.

O Partido Unionista Democrático (DUP) da Irlanda do Norte disse a Bruxelas que a União Europeia não pode ser autorizada a "anexar" a província, fazendo com que o território aceite regulações diferentes daquelas válidas para o restante do Reino Unido.

"Continuamos a trabalhar nessa nova oferta e iremos apresentar uma nova oferta à Comissão Europeia", disse May ao canal ITV News.

"Esse conceito de não introduzir nenhuma mudança a esse ambiente regulatório sem o consentimento da população da Irlanda do Norte estava naquele relatório conjunto de dezembro", disse, em referência a um documento acordado entre o Reino Unido e a União Europeia sobre um plano de "backstop" para impedir o retorno de uma fronteira rígida entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, membro da União Europeia.

Esse acordo manteria a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido, na união aduaneira e no mercado único da União Europeia, se necessário.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoBrexitUnião EuropeiaIrlandaTheresa May

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher