Estátua do ex-presidente dos EUA Ronald Reagan foi inaugurada em Londres (Ben Stansall/AFP)
Da Redação
Publicado em 13 de abril de 2013 às 15h07.
Londres - A "Dama de Ferro" Margaret Thatcher homenageou nesta segunda-feira seu falecido aliado Ronald Reagan na inauguração de uma estátua em honra do 40º presidente dos Estados Unidos no centro de Londres, embora não tenha comparecido pessoalmente à cerimônia devido à fragilidade de seu estado de saúde.
"Ronald Reagan foi um grande presidente e um grande homem, um verdadeiro líder de nossa época (...) Através de sua força e de sua convicção levou milhões de pessoas à liberdade quando a Cortina de Ferro finalmente caiu", disse a ex-primeira-ministra britânica (1979-1990) em uma declaração lida pelo atual ministro das Relações Exteriores, William Hague.
"Foi um prazer ser sua colega e sua amiga e espero que esta estátua seja uma recordação para as futuras gerações da dívida que temos com ele", acrescentou Thatcher, de 85 anos, que, com raras exceções, não aparece em público há vários anos devido ao seu delicado estado de saúde.
Reagan, presidente dos Estados Unidos entre os anos 1981 e 1989, durante os quais contribuiu para o fim da Guerra Fria, faleceu em 2004 com 93 anos, uma década após ser diagnosticado com doença de Alzheimer.
A estátua de bronze de corpo inteiro, que tem três metros de altura, foi inaugurada em Grosvenor Square, em frente à embaixada dos Estados Unidos, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Reagan e coincidindo com a celebração do dia da Independência neste país.
Também assistiu à cerimônia a ex-secretária americana de Estado Condoleezza Rice, que representou na cerimônia a viúva de Reagan, Nancy, que elogiou em seu discurso a chamada "relação especial" entre Estados Unidos e Reino Unido.
A estátua de Reagan, encomendada pela Fundação que leva seu nome, se unirá assim com outras duas estátuas de ex-presidentes americanos que povoam a praça, Dwight Eisenhower e Franklin Delano Roosevelt.