Mundo

Texas anuncia primeiro caso de transmissão local do zika

A paciente é uma mulher que não está grávida e que não viajou recentemente para nenhuma região onde o vírus está difundido

Zika: autoridades de Saúde do Texas disseram que não há outros casos de suspeita de transmissão local neste momento (Marvin Recinos/AFP)

Zika: autoridades de Saúde do Texas disseram que não há outros casos de suspeita de transmissão local neste momento (Marvin Recinos/AFP)

A

AFP

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 22h12.

O Texas anunciou seu primeiro caso de zika autóctone, tornando-se o segundo estado dos Estados Unidos - depois da Flórida - a afirmar que provavelmente tem mosquitos vetores desse vírus, que pode causar más-formações em fetos de mulheres infectadas, como a microcefalia.

A paciente é uma mulher que não está grávida e que não viajou recentemente para nenhuma região onde o vírus está difundido, de acordo com um comunicado do Departamento de Serviços de Saúde do estado do Texas.

O caso é considerado "provavelmente" resultado de transmissão local, até que as autoridades encontrem evidências de mosquitos portadores do vírus.

A mulher recebeu "a confirmação na semana passada, por teste de laboratório, de ter sido infectada", disse o comunicado.

Autoridades de Saúde do Texas disseram que não há outros casos de suspeita de transmissão local neste momento, mas se comprometeram a continuar a vigilância.

A Flórida foi o primeiro estado americano a reportar a propagação local do zika, cujo surto no ano passado afetou principalmente a América Latina e o Caribe. O estado registrou 238 casos até a semana passada.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEstados Unidos (EUA)Zika

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país