Mundo

Terrorismo e clima são as maiores ameaças ao mundo

Levantamento mostra que o Estado Islâmico e as mudanças climáticas são as maiores ameaças à segurança no mundo

Estado Islâmico: é a ameaça mais preocupante para Europa, Oriente Médio, Estados Unidos e Ásia, segundo pesquisa (Thaier Al-Sudani/Reuters)

Estado Islâmico: é a ameaça mais preocupante para Europa, Oriente Médio, Estados Unidos e Ásia, segundo pesquisa (Thaier Al-Sudani/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 13h06.

Última atualização em 8 de agosto de 2017 às 13h38.

Um levantamento realizado pelo instituto Pew Research Center mostrou que o Estado Islâmico e as mudanças climáticas são as maiores ameaças à segurança no mundo. De acordo com o instituto, países localizados na América do Sul e África temiam mais as mudanças climáticas do que qualquer outra ameaça. No Brasil, por exemplo, 67% dos entrevistados consideraram as mudanças climáticas como a maior ameaça à segurança nacional. Já na Europa, Oriente Médio, Estados Unidos e Ásia, o Estado Islâmico é a ameaça mais preocupante para os entrevistados. A pesquisa foi realizada em cerca de 40 países com mais de 41.000 entrevistados.

O ciberataque é a preocupação principalmente de países que já sofreram ataques deste tipo. Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido foram são as origens dos entrevistados que mais temiam esta ameaça virtual. O excesso de poder de alguns países também foi considerado como ameaça à segurança nacional. O poder e a influência chinesa, por exemplo, são temidos em outros países da Ásia, como Coreia do Sul e Vietnã. Para os turcos, a maior ameaça a sua segurança vem do poder político norte-americano, e para os países europeus, o poder e influência da Rússia também é uma ameaça preocupante.

[infogram url='https://infogr.am/https://infogram.com/fa5f6761-2d7e-4de8-8807-128f7a07354a']

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasClimaEstado IslâmicoExame HojeMudanças climáticas

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente