Mundo

Território australiano legaliza casamento gay

Dessa forma, o Território da Capital Australiana se transformou na primeira jurisdição do país a permitir esse tipo de união civil


	Casamento gay: a lei permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo na ACT, também para residentes de outras partes da Austrália
 (Norm Betts/Bloomberg News)

Casamento gay: a lei permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo na ACT, também para residentes de outras partes da Austrália (Norm Betts/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 07h35.

Sydney - O Território da Capital Australiana (ACT), do qual pertence Canberra, legalizou nesta terça-feira o casamento entre pessoas do mesmo sexo e se transformou na primeira jurisdição do país a permitir esse tipo de união civil.

O governo da ACT conseguiu aprovar a lei por nove votos contra oito na Assembleia Legislativa distrital, graças à ajuda de um representante do Partido Verde.

"Tenho orgulho de ser favorável à igualdade. De estar a favor da decência e do respeito. Talvez, mais simplesmente, tenho orgulho de ser a favor de que duas pessoas que se amam possam se casar", disse o deputado verde Shane Rattenbury.

Após a aprovação, o vice-ministro chefe da ACT, Andrew Barr, chorou enquanto explicava a importância dessa lei para a comunidade de gays e lésbicas, da qual se opuseram os conservadores.

"Estas são reformas que também têm um impacto positivo nos pais que querem que seus filhos sejam felizes, que tenham vidas saudáveis e produtivas sem experimentar o medo, o ódio e a discriminação", disse Barr, que declarou publicamente ser homossexual.

A Assembleia também aprovou várias emendas para salvaguardar a lei diante de uma eventual impugnação no Tribunal Superior, instância na qual o governo da Austrália, controlado pelos conservadores, já anunciou que vai recorrer para buscar a anulação da lei.


A divergência em relação à validade da lei está na questão de se os estados e territórios australianos podem legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e, ao mesmo tempo, evitar uma contradição com a legislação nacional sobre os casamentos na Austrália.

"São assuntos legais que não foram testados, nem explorados e ninguém sabe como reagirá o Tribunal Superior a esta lei", admitiu o procurador-geral da ACT, Simon Corbell, à emissora local "ABC".

A lei permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo na ACT, também para residentes de outras partes da Austrália, em cerimônias que devem começar a ser celebradas em dezembro.

As remodelações da proposta de lei excluem a legalização dos casamentos entre casais transexuais, de pessoas que não possam ser identificadas como homem ou mulher.

Cerca de 700 casais homossexuais expressaram o desejo de formalizar sua união na ACT, de acordo com o grupo Australianos em Favor do Casamento Igualitário. 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaCasamentoDireitos civisGaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique